O filme Mal Viver apresenta personagens complexas, cada uma com suas próprias lutas e conflitos internos. Destaca-se a personagem de Rita Blanco, que interpreta uma das matriarcas, uma mulher forte e determinada que tenta manter a união da família mesmo diante de tantos desafios.

Amor de mãe
“A Civil conta a história de Cielo, uma mãe à procura da sua filha, raptada por um gangue criminoso no norte do México. Perante a falta de apoio das autoridades

Terra Adorada, Terra Brasilis
Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira.
O título do filme Mal Viver reflete bem a situação em que as personagens se encontram, tendo que lidar com a dificuldade de sobreviver em um ambiente hostil e sem muitas perspetivas. A chegada inesperada da neta, interpretada por Anabela Moreira, acaba por reavivar conflitos familiares e trazer à tona sentimentos que estavam latentes.
João Canijo é um realizador, argumentista e produtor português nascido em 1957, em Lisboa. Começou a sua carreira no cinema em 1988 com o filme Três Menos Eu, mas foi com a sua segunda longa-metragem, Sapatos Pretos, que se destacou como um dos mais importantes cineastas portugueses da sua geração. Além disso, trabalha frequentemente com os mesmos atores e atrizes, formando uma espécie de trupe de artistas que colaboram em diversas produções.
Além da trama familiar, o filme aborda temas como a crise económica, a precariedade do trabalho e a difícil situação social das mulheres mais velhas em Portugal. A fotografia é outro ponto forte do filme, que utiliza a paisagem litorânea como pano de fundo para a narrativa, criando uma atmosfera sombria e opressiva.

Ligados pelo mesmo mar: e se a mente falasse?
“Uma escritora brasileira que acaba de se mudar para Tóquio dedica-se a escrever um novo romance, instigada por suas experiências no Japão e por uma das últimas cenas que presenciou

Co-adopção: filhos por amor
A co-adopção constitui-se, nos dias de hoje, como um factor de discussão dada a pluralidade destas realidades. Em Maio de 2013,
O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere a exibição do filme Mal Viver para sexta e sábado, 12 e 13 de maio. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm direito a dois bilhetes pelo preço de um. Caso o cliente deseje assistir sozinho, terá direito a um bilhete, além de um menu pequeno de pipocas e bebida como oferta. É uma ótima oportunidade para desfrutar de mais um grande momento de cinema proporcionado pelo Screenings Funchal.
Convidamo-lo a assistir a este filme com a nossa companhia. Até lá, dê uma vista de olhos no portal do Screenings Funchal e veja a antevisão que lhe deixamos.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de João Canijo.