Quero Falar sobre Marguerite Duras, realizado por Claire Simon, é um filme que mergulha no universo da famosa escritora francesa Marguerite Duras. Através de uma abordagem íntima e sensível, o filme retrata a relação apaixonada de um homem com Duras, que é trinta anos mais velha. O protagonista, fascinado pela escritora e profundamente envolvido nessa relação, enfrenta um dilema interno: ele precisa conversar e expressar os seus sentimentos, mas ao mesmo tempo sente a necessidade de seguir em frente.
Sexualidade Oculta
Considerado em 2022 o melhor filme da história do cinema pela prestigiada revista Sight & Sound, esta obra-prima sem igual confirmou o talento de Chantal Akerman e posicionou-a, juntamente com Marguerite Duras, como na vanguarda do cinema feminista. Delphine Seyrig dá vida a Jeanne Dielman, uma personagem imortal, aprisionada na escravidão do quotidiano e condenada a repetir as mesmas ações dia após dia enquanto cuida do seu filho adolescente.
Falta-te um par de mamas
Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo
O filme revela os conflitos e a intensidade emocional desta história de amor peculiar, explorando a luta do protagonista para colocar em palavras o amor que sente.
Claire Simon é uma cineasta e argumentista francesa de renome, nascida em 1955. Formou-se na prestigiada escola de cinema La Fémis, em Paris, e começou a sua carreira como assistente de realização. Ao longo dos anos, Simon desenvolveu um estilo autoral, caracterizado por abordagens intimistas e sensíveis nos seus filmes. Duas das suas maiores obras são Gare du Nord (2013), um retrato multifacetado da estação de comboios parisiense e das pessoas que a frequentam, e Les Bureaux de Dieu (2008), um filme que explora a temática do aborto através do trabalho de uma equipa de consultoras.
É uma reflexão sobre o poder da paixão, as barreiras do tempo e a busca pela autenticidade nas relações humanas. O filme mergulha nas profundezas do coração humano e convida-nos a refletir sobre a natureza do amor e as suas nuances. É uma obra que emociona e provoca questionamentos sobre os limites do desejo e o confronto entre a razão e a emoção.
O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere o filme Quero Falar sobre Marguerite Duras para esta sexta e sábado, 14 e 15 de julho. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm a oportunidade de adquirir dois bilhetes pelo preço de um. Se preferirem assistir sozinhos, têm direito a um bilhete, além de receberem como oferta um menu pequeno de pipocas e uma bebida. Esta é uma excelente ocasião para desfrutar de mais um momento incrível de cinema oferecido pelo Screenings Funchal.
“En lembranza do voso sufrimento (1946-1996)”
Em 1946, Cabeço da Raia, em Chaves, viu-se cercada pela Guardia Civil, o Exército Português, a PIDE e a GNR e atacada a tiros de morteiro. Esta é a memória de pessoas da aldeia, dados pela primeira vez, após 50 anos obrigadas ao silêncio sem falar deste episódio trágico.
Além dos Superpoderes
Num cenário de mutações que convertem humanos em animais, François luta para salvar a sua esposa afetada. Enquanto a região é
Convidamo-lo a assistir a este filme com a nossa companhia. Até lá, dê uma vista de olhos no portal do Screenings Funchal e veja a antevisão que lhe deixamos.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Claire Simon.