Uma estreia emocionante e intrigante de Malta

A grande festa de celebração do 5.º aniversário do Screenings Funchal continua com a película maltesa Luzzu (2021).

Trata-se de uma das duas sugestões desta semana do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS, e com o apoio da ACADÉMICA DA MADEIRA. Será exibido na sexta, 10 de junho. Em particular para os clientes NOS, portadores do seu cartão, se forem acompanhados, têm 2 bilhetes pelo preço de 1. Se forem sozinhos, ao comprar 1 bilhete de cinema, têm a oferta de 1 menu pequeno de pipocas e bebida. Não há, portanto, desculpa para não aproveitar mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Premiada no Sundance Film Festival, na categoria “World Cinema Dramatic Special Jury Award: Acting”, o trabalho do realizado maltês americano Alex Camilleri, acumula a passagem por 22 festivais de todo o mundo. Além da distinção no festival americano, Luzzu tem outros quatro prémios, num total de 13 nomeações, também com destaque para Athens International Film Festival, onde venceu na categoria de melhor filme.

O enredo do filme centra-se na história de um pescador maltês, Jesmark, que enfrenta grandes dificuldades para sobreviver pela degradação da indústria pesqueira. A alternativa que o protagonista encontra passa por operar no mercado ilegal, que, ainda assim, continua a comprometer a sustentabilidade do sector.

Trata-se de um drama que trata de questões comuns aos pescadores: a redução da pesca pelo cenário de dificuldades ambientais, a competição das grandes embarcações suportadas pela indústria e a competição desleal.

Segundo o portal Screen Daily, “a escolha de atores não profissionais nos papéis principais traz uma camada adicional de autenticidade” ao filme. Os pescadores que integram o filme “conhecem, claramente, o caminho não apenas dos barcos, mas também da história e mitologia que os cerca”.

A sessão tem início sábado, às 21:00. Aqui pode consultar a antevisão do filme.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.