Procurar
Close this search box.

Uma história de amizade e sacrifício

Ahmed, um rapaz de oito anos, sem querer, tirou o caderno do seu amigo Mohammad. Ele quer devolvê-lo, caso contrário o amigo pode ser expulso da escola. Decidido, Ahmed vai em busca da casa de Mohammad, na aldeia vizinha.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (título original “Khane-ye doust kodjast?”) é um filme iraniano de 1987, realizado por Abbas Kiarostami. A história centra-se num rapaz de oito anos chamado Ahmed, que vive numa pequena aldeia no norte do Irão. Na escola, ele descobre que o seu colega de turma, Mohammad Reza, pegou o seu caderno por engano e está a caminho de outra aldeia. Sabendo que o amigo será castigado se não entregar o caderno, Ahmed decide atravessar montanhas e vales para encontrar a casa do amigo.

A Arte de Enganar

Na década de 1930, em Paris, encontramos Madeleine Verdier, uma jovem e encantadora aspirante a atriz sem recursos financeiros. Ela é confrontada com uma acusação de homicídio envolvendo um produtor famoso. Com a ajuda da sua melhor amiga, Pauline, uma jovem advogada desempregada, Madeleine alega ter agido em legítima defesa.

Abbas Kiarostami foi um realizador de cinema, argumentista, produtor e fotógrafo iraniano. Kiarostami começou a sua carreira no cinema em 1969, trabalhando como assistente de realização em filmes iranianos. O seu primeiro trabalho como realizador foi o filme O Viajante (1974), que ganhou o Prémio da Crítica no Festival de Cinema de Teerão. A partir daí, tornou-se conhecido pelos seus filmes que abordam temas como a vida no Irão, a religião, a cultura e as relações humanas.

O filme concentra-se na jornada de Ahmed e na dificuldade que encontra para encontrar a casa do amigo, num labirinto de aldeias sem nome, todas muito parecidas. Ao longo do caminho, Ahmed interage com os habitantes locais e reflete sobre a importância da amizade e da responsabilidade.

Com a sua narrativa simples e elegante, Onde Fica a Casa do Meu Amigo? é um exemplo notável do cinema iraniano e um dos filmes mais aclamados de Kiarostami. O filme é considerado uma meditação poética sobre a vida e a sociedade iraniana, com cenas que capturam a beleza das paisagens rurais do país e a bondade humana no meio da adversidade.

Vestígios do Passado, Vislumbres do Futuro

À semelhança do que aconteceu em tantas cidades em todo o mundo, ao longo do século XX, milhões de pessoas dirigiram-se ao cinema nas baixas citadinas. Com o passar do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a Académica da Madeira, sugere o filme Onde Fica a Casa do Meu Amigo? como a escolha perfeita para sexta e sábado, 5 e 6 de maio. Clientes NOS, portadores do cartão, têm direito a uma promoção de dois bilhetes pelo preço de um, além de um menu pequeno de pipocas e bebida, caso estejam sozinhos. Não perca a oportunidade de assistir a este grande filme, proporcionado pelo Screenings Funchal.

Junte-se a nós e confira mais detalhes sobre o evento no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Abbas Kiarostami.

DESTAQUES