DE MIM PARA TI de João Gonçalves, ilustrado por Joana Fernandes

O livro de poesia DE MIM PARA TI, de João Gonçalves, ilustrado por Joana Fernandes, foi lançado em fevereiro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Uma edição da CADMUS, parte da oferta editorial da ACADÉMICA DA MADEIRA.
DE MIM PARA TI, editado pela CADMUS, da autoria de João Gonçalves e Joana Fernandes.

DE MIM PARA TI é um livro de poesia sobre o amor em que o jovem autor, com grande franqueza e frontalidade, convida o leitor “a uma jornada íntima através dos altos e baixos da minha vida”. Para ele, a poesia “foi um estudo profundo” do seu próprio ser, onde questionou o mundo e escreveu “para compreender a forma pela qual eu me apaixono pela vida”. A espontaneidade de uma poesia livre de qualquer amarra estilística é uma característica marcante. E, claro, o tema do amor, pois o autor gosta de dedicar muito do seu tempo “a ler livros ou pequenas citações de literatura sobre amor”. Mas o livro foi também fruto de sofrimento: “Tudo começou quando perdi o amor da minha vida e com o passar do tempo, os meus dias tornaram-se uma bola de neve, que ficava cada fez maior, com angústia, raiva e frustração que carregava”.

Livro Azul

Olá! Eu sou o Pedro Vale, professor de primeiro ciclo e aluno universitário de Cultura na UMa. Vivo na ilha desde 2002 e adoro. Quando não estou a trabalhar ou a estudar leio e vou aos espetáculos. Gosto de fotografar à noite sempre em busca de uma nova narrativa e

Nesta fase da sua vida, sentia que tudo à sua volta estava a desmoronar-se e, assim, surgiu também a poesia como uma forma de atenuar toda a pressão: “Durante esta fase, utilizava o papel para escrever, rasgar, queimar, amassar, jogar, riscar e chorar”. O jovem estudante da Universidade da Madeira, da área da Construção Civil, explica que “uma pessoa que estuda ciências exatas dedicar parte do seu tempo à poesia parece um pouco contraditório, mas a poesia, no meu caso em particular, foi um estudo profundo ao meu próprio ser, onde questionei a minha própria existência”.

DE MIM PARA TI nasceu, assim, sob o signo do amor e da sua capacidade curativa e regeneradora: “É um testemunho de que, quando abrimos nossos corações para o amor, ele nos guiará em direção à cura e à plenitude”.

João Gonçalves e Joana Fernandes autores de DE MIM PARA TI editado pela CADMUS

Para isso também contribui a beleza das ilustrações, que foram transpondo para o desenho os pensamentos e a mensagem que o autor queria transmitir. Baseando-se em fotografias que o autor também relaciona aos seus poemas, Joana Fernandes, a ilustradora, conseguiu trabalhar segundo o seu estilo característico, a ilustração digital. Joana refere que “a ilustração mais desafiante foi sem dúvida a da capa” porque ela queria tentar transmitir, de forma condensada, tudo o que o conteúdo da obra lhe sugeria e que o autor queria transmitir com o título.

João Gonçalves nasceu na ilha da Madeira em 10 de outubro de 1999. Atualmente, está a formar-se na área de Construção Civil na Universidade da Madeira. Possui formação em inteligência emocional, com base em programação neurolinguística, onde aprendeu a trabalhar as suas emoções básicas de forma a geri-las, utilizá-las e potencializá-las a seu favor. Esse conhecimento não apenas enriqueceu sua vida pessoal, com também influenciou a forma como escreve ao mundo. É um jovem que está a aprimorar a sua curiosidade e expressividade para poder construir um futuro com mais robustez.

Poesia da angústia da primavera à esperança do inverno

A Imprensa Académica lança mais um número da coleção ILUSTRES (DES)CONHECIDOS, dedicado à poesia. TRÊS ESTAÇÕES E UM SOLSTÍCIO, obra inédita de Carlos Nogueira Fino, é a “crónica de uma viagem interior num mundo assolado pela perda, pela saudade e pela pandemia”. Dia 15 de dezembro será apresentada, às 18:00,

Joana Fernandes nasceu na Madeira. A sua formação esteve ligada à área da criatividade desde o ensino secundário, tendo começado o seu interesse e prática no âmbito das artes visuais na Escola Francisco Franco. Após o término do ensino secundário, fez formação na área do web design, o que a levou a estagiar numa empresa de publicidade. Foi aí onde despontou o seu grande interesse pelo design gráfico, área em que trabalha atualmente. Entretanto, licenciou-se em design pela Universidade da Madeira e foi durante a licenciatura que se apaixonei pela ilustração digital. Dedica-se mais à ilustração nos seus tempos livres e essencialmente em projetos pessoais.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com imagem da capa ilustrada por Joana Fernandes.