Procurar
Close this search box.

Saúde mental, leitura e escrita: dia 28 de novembro há ENCONTRO DE LEITORES para conversar sobre a obra de Deodato Rodrigues

No verão, Deodato Rodrigues lançou o seu primeiro romance, O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, editado pela CADMUS, chancela da ACADÉMICA DA MADEIRA. Na terça-feira, 28 de novembro, às 18:00, os leitores são convidados para um momento de partilha no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Aberto a todos os interessados em partilhar impressões de leitura e aos que ainda não tiveram a oportunidade de ler O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, o ENCONTRO DE LEITORES do dia 28 de novembro será um convívio entre os apreciadores da leitura e um momento de troca de ideias.

Deodato Rodrigues, recentemente distinguido pela Câmara Municipal do Funchal com uma menção honrosa na edição de 2023 do Prémio Literário Edmundo Bettencourt, estará presenta no encontro. O Colégio dos Jesuítas do Funchal, onde decorre o encontro de leitores, recebeu o lançamento da obra no verão deste ano.

A ACADÉMICA DA MADEIRA tem editado dezenas de obras ao longo dos anos. Carlos Diogo Pereira, editor da IMPRENSA ACADÉMICA e da CADMUS, refere que se trata de uma aposta na cultura e, além disso, de um trabalho no campo da saúde mental. O editor afirma que “mesmo que pouco visível ou mediático, a leitura desempenha um papel central nos mecanismos de saúde mental dos leitores sendo uma das boas consequências do trabalho das nossas editoras”.

A ligação entre a literacia e a saúde é evidenciada por vários estudos. O inglês National Literacy Trust, através de Christina Clark e Anne Teravainen-Goff, refere que “os problemas de saúde mental são uma das principais causas da carga global de doenças, e que metade dos problemas de saúde mental na idade adulta se manifestam antes dos 14 anos”.

Quais são as possíveis razões para a pandemia silenciosa que assistimos? Segundo o estudo, “estima-se que uma em cada seis pessoas experimentou um problema comum de saúde mental na semana passada, e as redes sociais, omnipresentes na vida dos jovens, têm sido associadas à ansiedade, à depressão e à baixa autoestima”.

A publicação Reading Between the Lines: the Benefits of Reading for Pleasure, da Quick Reads em colaboração com Josie Billington, indica que “um em cada quatro leitores (23%) afirma que um livro os ajudou a perceber que outras pessoas passaram pela mesma situação e, portanto, a se sentir melhor em relação ao seu caso. Essa descoberta é corroborada por pesquisas existentes numa variedade de populações que sofrem de problemas de saúde mental”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Kévin et Laurianne Langlais.

DESTAQUES