A temporada de 2024 dos FATUM começa na próxima sexta-feira, no local habitual, o Colégio dos Jesuítas do Funchal. Depois do objetivo que foi aumentar a frequência do sarau de fados, o grupo da ACADÉMICA DA MADEIRA espera um ano com muitos outros desafios.
Se a carga semanal de ensaios coletivos junta-se aos ensaios individuais, todos os integrantes dos FATUM têm a conciliação das suas vidas pessoais, académicas ou profissionais como um desafio ao conjugar a sua carreira musical com esses aspectos. Para o novo ano, as atuações, incluindo uma deslocação ao estrangeiro no final de janeiro, são um projeto ambicioso que se junta, no verão deste ano, a outra deslocação para fora da Madeira.
FATUM fazem sarau em Wokingham
A 31 de janeiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA esteve na cidade de Wokingham, cerca de 70 quilómetros a oeste de Londres, onde realizou uma tarde diferente. A digressão dos FATUM ao Reino Unido acontece até 4 de fevereiro.
O 35.º aniversário da UMa é assinalado hoje com um concerto
A ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem aos 35 anos da Universidade da Madeira com um concerto dos FATUM, o seu grupo
Para 2024, o grupo continua a inovar, esperando apresentar o seu quarto álbum, além de um concerto de homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, no mês em que se assinala esta efeméride.
Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Jéssica Pedro, Mafalda Brasão, Diogo Freitas, Carlos Abreu, Carlos Diogo Pereira, David Freitas, Gonçalo Direito e João Freitas compõe o elenco de fadistas do grupo, uma composição que vem crescendo desde 2010. O grupo, que abandonou a limitação de género, está aberto a qualquer estudante ou antigo estudante universitário, de qualquer Instituição, que queira partilhar o gosto pela cultura e pela tradição da Canção de Coimbra.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.