O 35.º aniversário da UMa ganha um concerto de homenagem dos estudantes

O 35.º aniversário da UMa ganha um concerto de homenagem dos estudantes

Este artigo tem mais de 1 ano

No ano em que a Universidade da Madeira assinala o seu 35.º aniversário, a ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem à sua Universidade com um concerto no Teatro Municipal de Baltazar Dias, dia 29 de abril, às 21:00. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Teatro.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de março de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

No ano em que a Universidade da Madeira celebra o seu 35.º aniversário, a ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem à sua Universidade com um espetáculo protagonizado pelos FATUM, o seu grupo de fados. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Teatro.

Durante uma hora, na tradição estudantil da Canção de Coimbra, interpretar-se-ão temas emblemáticos que os FATUM perpetuaram no seu repertório, imortalizados nos três álbuns lançados pelo grupo e que registam milhares de ouvintes, em mais de 50 países.

Os estudantes madeirenses voltam ao palco do Teatro Municipal do Baltazar dias para cantarem e tocarem música portuguesa, em especial na sua vertente académica, num Concerto de Homenagem dos Estudantes ao 35.º aniversário da Universidade da Madeira será mais um tributo à tradição e à cultura.

Os bilhetes podem ser adquiridos remotamente pela Ticketline.

Os FATUM foram formados em janeiro de 2010, contrariando a inexistência de tradição em fazer ouvir as vozes dos estudantes que acompanhavam os trinares das guitarras de Coimbra. Ao longo dos mais de dez anos de existência, os FATUM apresentaram três álbuns discográficos, atuando em Portugal e no estrangeiro, deliciando milhares de espetadores todos os anos. Apenas em 2022, registaram ouvintes de 58 países, em mais de 20 mil faixas tocadas nas plataformas de transmissão.

Cultura madeirense e música no Scalabrini London

O Centro Scalabrini é um principais locais de realização de evento da comunidades portuguesa de Londres. Pelo Scalabrini já passaram vários conhecidos madeirenses, o humorista Compadre Jodé (2022), a cozinheira A Biqueira (2023), entre outros. Em 2024, o centro acolhe os FATUM para celebrar Portugal e a Madeira com os nossos emigrantes no Reino Unido.

O seu álbum mais recente, TRIBUTO, foi apresentado em 29 de abril de 2022, numa gala no Teatro Municipal de Baltazar Dias. As músicas que integram esse trabalho discográfico têm origem nos diversos Tributos que a ACADÉMICA DA MADEIRA levou a palco. Entre os vários espetáculos que inspiraram o evento, destacaram-se a homenagem ao grande nome do Fado português, Carlos do Carmo, com quem o grupo travou.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.