Foram centenas de pessoas que encheram a antiga capela de Nossa Senhora de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, para ouvir os sons da Canção de Coimbra e outra música portuguesa interpretadas pelos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Num espetáculo que antecedeu a atuação do grupo no concerto de homenagem dos estudantes aos 35 anos da UMa, os FATUM emocionaram a audiência.

FATUM: como tudo começou
A ET AL. entrevistou Luís Eduardo Nicolau, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA quando foi criado os FATUM, em 2010. A entrevista integra um ciclo de três conversas sobre o passado e a atualidade do grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Monumental Serenata Académica da Madeira
Renovando o gosto pela canção nacional, a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa,
Gianpiero Rossi, um italiano entre as pessoas presentes no sarau, mencionou que estava visitando a ilha pela primeira vez e que descobriu a Madeira através do TikTok. Ficou impressionado com as paisagens, a cultura e a gastronomia da região, além de ter apreciado o espetáculo e a combinação de Vinho Madeira e chocolates. Gianpiero confessou que sua música favorita durante o concerto foi “Lisboa, Menina e Moça”, fado de Carlos do Carmo, que integra o 3.º álbum dos FATUM.
Os FATUM, no Spotify, registaram, em 2022, mais de 21 mil faixas ouvidas, com três mil utilizadores regulares, em 58 países.
Bob Mitchell compareceu pela segunda vez a um sarau dos FATUM no Colégio dos Jesuítas e ficou encantado com as novas músicas interpretadas. Ao fim do espetáculo, ele pretendia comprar os discos de música do 1.º álbum para oferecer aos seus amigos na Irlanda, mas descobriu que estava esgotado, apenas disponível nas plataformas de música. Em vez disso, comprou os discos do “Tributo” e “Fado de Coimbra”. Bob Mitchell mencionou que sempre que estiver na ilha, pretende frequentar o espetáculo, pois ele e sua mulher adoram ouvir música tradicional portuguesa, especialmente quando ela é tocada por estudantes, ficando ainda mais impressionados com o talento dos jovens universitários portugueses.

“A manter-se a oferta, […] é de antever dificuldades em consolidar ou fazer crescer o número atual de alunos”
Intervenção do Presidente do Conselho Geral, Francisco Fernandes, na Sessão do Dia da Universidade, realizada a 10 de maio de 2023, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O 35.º aniversário da UMa é assinalado hoje com um concerto
A ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem aos 35 anos da Universidade da Madeira com um concerto dos FATUM, o seu grupo
De acordo com Filipa Sousa, voluntária da ACADÉMICA DA MADEIRA, “o concerto foi um grande sucesso e fiquei feliz em ver a satisfação estampada no rosto das pessoas que assistiram ao Sarau”. Henrique Luís, também voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA, acrescentou que “muitos turistas e portugueses puderam desfrutar do vinho Madeira e chocolates, além de terem adquirido muitos álbuns dos FATUM”.
Os bilhetes para o espetáculo de abril já podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal de Baltazar Dias e remotamente, ao mesmo preço, na Ticketline.
Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.