O fado de Coimbra é caracterizado pela sua melancolia, emoção e poesia lírica, geralmente acompanhada por uma guitarra clássica e uma guitarra de Coimbra, sendo tocadas neste sarau, respetivamente, por Carlos Abreu, Diogo Freitas e Júlia Dória, e por Gonçalo Direito e João Freitas. Os vocalistas responsáveis por apresentar os vários poemas durante o espetáculo são Júlia Dória e Carlos Diogo Pereira.
Blandy’s Wine Lodge recebe os FATUM
Sexta-feira, 4 de novembro, às 21:00, a Blandy’s Wine Lodge recebe os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. A entrada é livre.
O primeiro sarau do verão de 2023 celebra o encanto dos Fatum
Na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 21:00, os FATUM, grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, traz o encanto
Durante o sarau, os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, irão apresentar uma variedade de fados, cada um com a sua própria história e sentimento como, por exemplo, “Coimbra é uma lição de amor”, “Canção da Infância” de Luiz Goes, “Lisboa, Menina e Moça”, entre muitas outras. As letras destes poemas são profundas e reflexivas, falando de amor, de saudade, de esperança e de tristeza.
Os FATUM, no Spotify, registaram, em 2022, o extraordinário resultado de mais de 21 mil faixas ouvidas, com 3 mil utilizadores regulares, em 58 países.
Segundo Artur Freitas, voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA, “o concerto deverá ser mais um sucesso e espera-se que a sala esteja cheia de espectadores, superando assim as expectativas”. De acordo com Henrique Luís, também voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA, “será uma ótima experiência para os ouvintes, que poderão desfrutar do concerto acompanhado de vinho Madeira e chocolates”.
Para o último sarau do ano letivo, os FATUM voltam ao Colégio dos Jesuítas
No próximo dia 28 de julho, sexta-feira, às 21:00, os FATUM, grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, trará toda a magia da Canção de Coimbra ao Colégio dos Jesuítas do Funchal. Como é habitual, a entrada será gratuita, permitindo a todos desfrutar do espetáculo.
Monumental Serenata
Coimbra tem mais encanto Na hora da despedida Que as lágrimas do meu pranto São a luz que lhe dá vida.
Vários voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA participam na preparação do evento, realizando diversas tarefas e prestando apoio durante o espetáculo. Além dos voluntários madeirenses, jovens vindos de programas de mobilidade Erasmus+ também colaboram. Fazendo parte da equipa de divulgação do evento nas semanas que antecedem a sua realização, divulgando o património da região através do programa HERANÇA MADEIRENSE.
Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.