Portugal na linha da frente do mercado de semicondutores mundial

Este artigo tem mais de 1 ano

As empresas são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico - foi a mensagem dos Ministros da Economia e Mar, António Costa Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante a visita à Amkor Technology Portugal, em Vila do Conde.

Elvira Fortunato destacou a importância do reforço do número de alunos de doutoramento em empresas portuguesas nas áreas tecnológicas, garantindo uma maior presença dos mesmos no tecido empresarial e industrial português.

A Amkor Technology Portugal, especializada em packaging, montagem e teste de semicondutores, coordena uma Agenda Mobilizadora, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na área da Microeletrónica, num total de investimento de mais de 76 milhões de euros, já contratualizados, que se traduz em 11 milhões de euros para atividades de Investigação e Desenvolvimento.

Encontro com o Presidente da República acontece hoje

Marcelo Rebelo de Sousa recebe hoje os dirigentes associativos de Portugal, incluindo o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, numa audiência com os representantes das Federações e Associações Estudantis, conforme nota de Belém.

Os futuros planos de expansão desta fábrica permitirão um aumento significativo da capacidade de fabrico já existente, nomeadamente com a introdução de novas linhas para packaging avançado de chips, integração de sensores de última geração, e módulos de potência baseados em materiais que vão para além do silício.

As empresas são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico

Esta expansão será crucial para assegurar a posição estratégica portuguesa no competitivo mercado de semicondutores mundial, oferecendo serviços de fabricação únicos na Europa, e também no âmbito da estratégia de microeletrónica e semiconductores, que Portugal e Espanha desenvolvem, enquadrada no memorando de entendimento assinado na Cimeira Luso Espanhola, realizada em Viana do Castelo, em novembro do ano passado.

Prenda reutilizada

Vera Duarte, ‘alumni’ da Universidade da Madeira, escreve sobre os helicópteros, utilizados para o combate a incêndios, que Portugal enviará para

LER MAIS...

Durante a visita, os Ministros Costa Silva e Elvira Fortunato congratularam a empresa pela recente colaboração com a GlobalFoundries, que permitirá a transferência de parte das suas operações em Dresden para a fábrica em Vila do Conde.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Christian Wiediger.