A visita teve início no Bioreactor semi-industrial, cuja principal função é a produção de microalgas e onde são desenvolvidas atividades de investigação relacionadas com alterações climáticas e aquacultura.
A Ministra elogiou «o trabalho desenvolvido pelas equipas de investigação, permitindo que foquem a sua investigação em questões prementes, como as alterações climáticas».
“Nós não temos muitos outros instrumentos para dar oportunidades às pessoas”
Numa co-produção da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a RTP, narrado pelo jornalista Carlos Daniel, o novo documentário “O Desafio do Superior em Portugal” apresenta um retrato atualizado do ensino universitário e politécnico no país, além da sua evolução ao longo das últimas décadas. “Nós não temos muitos outros
Mais apoio!
A Região Autónoma da Madeira atravessa, tal como Portugal, um período de crise económico e de algumas carências sociais. Em alturas
No LEOA são desenvolvidos estudos académicos, sendo um laboratório apostado em sinergias com a indústria relacionados com as condições ambientais (temperatura, fotoperíodo, qualidade da água), estudos de comportamento, endocrinologia, genética e fisiologia dos organismos e produtos para aquacultura (ingredientes alimentares, aditivos) com elevados padrões de segurança e bem-estar animal.
Elvira Fortunato visitou ainda os Laboratórios de Pescas, Biotecnologia e Química Estrutural do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), um dos principais centros de investigação em ciências marinhas em Portugal, que reúne especialistas nas áreas da biologia marinha, ecologia, oceanografia, ciências ambientais, biotecnologia, pescas e aquacultura.
Centros são agentes de promoção e «apoio sustentável ao emprego científico»
A Ministra teve oportunidade de conversar com docentes e investigadores que trabalham no CCMAR, destacando o contributo do Centro, quer para a investigação e desenvolvimento, quer para a valorização do conhecimento «de promover o apoio sustentável ao emprego científico, através da contratação de investigadores doutorados nestas áreas do conhecimento».
Na visita realizada pelas infraestruturas do CCMAR, esteve também o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
Classificação da investigação científica
Podemos definir a investigação como a atividade desenhada para produzir novo conhecimento científico ou usar esse conhecimento no melhoramento das práticas educativas. Mas como é que se pode classificar a investigação ou a produção do novo conhecimento científico? Vários autores apresentam diferentes classificações de investigação contudo, no essencial, as tipologias
Novo centro de engenharia de tecidos e medicina regenerativa
Primeiro-Ministro destaca importância de investir no conhecimento para produzir bens de maior valor.
A iniciativa «Governo Mais Próximo» será uma oportunidade de a área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior promover o contacto próximo e o acompanhamento direto das atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelas comunidades académica e científica do Algarve.
Texto e imagem do
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.