Procurar
Close this search box.

Programa de Bolsas Huawei

Diogo Freitas, antigo Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, durante a tomada de posse, em outubro de 2020, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Diogo Nuno Teixeira Freitas, doutorando em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, foi um dos 50 estudantes premiados no Programa de Bolsas Huawei. O programa recebeu mais de 3 mil candidaturas.

Segundo a empresa, o prémio, “em parceria com o .PT, pretende ajudar-te a viver a tua experiência académica com mais alcance e a não deixares nada por aprender, nada por fazer”. As 50 bolsas, a estudantes universitários de diversas áreas da Engenharia e da Ciência, totalizam um apoio de 250 mil euros.

Entre os estudantes elegíveis estavam os alunos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, com residência em Portugal há pelo menos dois anos, a frequentar formação numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, em áreas relacionadas com as Telecomunicações, as Redes, a Informática, a Micro e Nano Tecnologias, a Eletrónica e Computadores, os Sistemas de Informação, os Sistemas de Comunicações, a Segurança Informática e os cursos similares.

A Huawei valorizava o envolvimento em iniciativas sociais, como a filantropia ou voluntariado, as atividades relacionadas com empreendedorismo, a participação em associações e núcleos académicos, o envolvimento em atividades desportivas e a experiência profissional.

Diogo Nuno Teixeira Freitas é voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA desde o seu primeiro ano na Universidade. Licenciado, em 2017, do curso de Engenharia Informática e Mestre, em 2020, em Matemática, Estatística e Aplicações, ingressou no doutoramento em Engenharia Informática e é investigador do Interactive Technologies Institute/LARSyS (ARDITI) e no NOVA LINCS, sendo um dos fundadores da Google Developers Group na Madeira. O seu trabalho de investigação centra-se na Inteligência Artificial, sendo parte do projeto ProDy que recebe financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No doutoramento que frequenta na UMa, Diogo Nuno Teixeira Freitas é orientado pelo Professores Eduardo Fermé e Morgado Dias.

Na ACADÉMICA DA MADEIRA é um dos responsáveis pela implementação do serviço YOU PRINT e pela aplicação ACADÉMICA. Além de atual responsável pela Secção de Informática, que reúne dezenas de voluntários, integra vários projetos, atividades e programas da ACADÉMICA DA MADEIRA. No quadro do movimento associativo, é antigo membro da Direção e antigo Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA.

O Programa de Bolsas Huawei integra, segundo a empresa, o seu compromisso de defesa de “que todas as pessoas têm direito a uma educação de alta qualidade, nomeadamente, nas competências digitais”. A multinacional chinesa refere que, durante quase 20 anos, tem apostado na capacitação do talento nacional, para formar novas gerações de talento, alinhadas com os desafios de transição energética e digital.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.

DESTAQUES