Procurar
Close this search box.

«Dinâmicas demográficas podem constituir alavanca para repensar oferta formativa»

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, afirmou que «as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa», relembrando o contexto sociodemográfico, cujo impacto pode vir a ser relevante no sistema de ensino superior, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende.

A Ministra salientou que o IPCA é disso exemplo. «A criação deste polo permitirá criar uma oferta formativa relevante nas áreas da inovação e sustentabilidade alimentar, que responderá aos anseios de quem, há muito, procura formação nestes domínios».

Afirmou ainda que a colocação da primeira pedra do LISA, é «um momento muito importante para o IPCA, para a região e para o País. A obra permitirá consolidar a oferta formativa do IPCA e reforçar a formação de uma importante franja da população da região do Cávado e do Ave».

Materializando a instalação do ensino superior em Esposende, o IPCA desenvolverá igualmente uma Escola de Verão visando a internacionalização daquele Politécnico através de oferta de cursos, em particular, para estudantes internacionais, o qual, acolherá Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) na área da hotelaria e turismo e promovendo parcerias com empresas do setor, estando a inauguração deste pólo do IPCA em Esposende prevista para daqui a um ano.

«as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa»

Elvira Fortunato enalteceu a parceria subjacente ao projeto do LISA, envolvendo o Município de Esposende, o IPCA e as empresas da região, permitindo concertar estratégias e iniciativas, e congregar esforços e recursos.

«Construir edificado que sirva o propósito da formação e da produção do conhecimento é algo que o País, e em particular o Governo, deve valorizar», disse, acrescentando que «Esposende, além de ter realizado um esforço financeiro relevante para a construção deste polo, mostra também uma preocupação para com a qualificação da população da região e do País».

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior concluiu a sua intervenção destacando as vantagens das parcerias na superação das dificuldades e da transformação do País.

Dois novos programas de apoio a cientistas com burocracia reduzida

O ERC-Portugal de Estímulo à Captação de Financiamento Europeu e o Programa Restart, novos programas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foram anunciados no final de novembro. Ambos os programas foram desenvolvidos tendo em conta o Simplex na Ciência, definido pela Ministra como uma prioridade.

Nesta cerimónia de lançamento da primeira pedra do LISA, estiveram também presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e o Presidente da CCDR-Norte, António Cunha.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Etty Fidele.

DESTAQUES