Procurar
Close this search box.

A divulgação da Ciência: um projeto multifacetado

O Centro de Química da Madeira (CQM) está, desde a sua fundação, empenhado em estimular junto da população escolar o interesse pela área da Química e pelas suas aplicações no nosso dia a dia. Tendo em conta este fator e o decréscimo da adesão, sobretudo nas camadas mais jovens pelas ciências exatas, o CQM tem desenvolvido diversas estratégias, com o intuito de combater essa tendência.

Um desses programas e o mais antigo: “A Química é Divertida”, tem lugar há mais de duas décadas nos laboratórios do Centro. Esta atividade que se integra na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, ocorre em Novembro, durante dois dias e é dirigida a crianças e jovens em idade escolar. Esta é uma excelente oportunidade de ensinar aos mais novos princípios básicos da Química, reforçar a importância desta ciência na sociedade e no Mundo e, simultaneamente, estimular, junto dos estudantes, investigadores e outros colaboradores que participam das demonstrações, o contato com o público. Durante esta atividade, os membros do CQM têm não só a oportunidade de explicar de forma acessível as experiências realizadas, como disponibilizar informações sobre os diferentes trabalhos de investigação em curso no Centro e quais as oportunidades de estudo e carreira na área.

Em 2015 foram criados dois novos projetos pelo Centro: “Bridging the Gap” e “ScienceShop” by CQM. O primeiro, foi concebido no sentido de colmatar a lacuna existente entre a ciência e a sociedade. É um projeto que tem uma vertente de serviço público dirigido a escolas e infantários públicos, centros de dia e ainda uma vertente comercial, dirigida a particulares, empresas e escolas privadas. O segundo, foi um projeto dirigido ao público em geral e esteve presente no Armazém do Mercado durante três meses – de novembro de 2015 a fevereiro de 2016 – , atingindo os 1500 visitantes. Este espaço foi visitado por turistas, estudantes e outros locais que, através dos investigadores presentes, aprenderam um pouco mais sobre a Química e a investigação realizada pelo CQM. Este projeto teve também, e mais recentemente, lugar no Madeira Shopping no passado mês de outubro de 2016, onde, em apenas um mês, ultrapassou os 5500 visitantes. Contrariamente ao espaço anterior, o projeto foi destinado a participantes entre os 4 e os 15 anos, com base em atividades interativas: learn by doing. As sessões lúdico-educativas tiveram a duração de aproximadamente 45min, iniciando-se por uma breve explicação acerca da Química enquanto ciência e quais os cuidados e procedimentos a ter em consideração ao trabalhar num laboratório. De seguida, todas as crianças foram convidadas a equipar-se com uma bata e óculos de proteção e a participar das experiências.

No passado dia 22 de novembro de 2016, realizou-se a atribuição e exposição dos desenhos vencedores do “Melhor Desenho Científico”, decorrente de um concurso em vigor na “ScienceShop” by CQM.

Por fim, tendo em vista a constante necessidade de atingir novos públicos, o Centro de Química da Madeira tem participado em diversas feiras de ciência na Região e organizado workshops de cozinha molecular, “Cooking With Chemistry”, no Colégio dos Jesuítas.

Todos estas atividades, integram-se na missão do CQM e, estão disponíveis para serem realizadas a pedido, quer nos espaços mais tradicionais (escolas), quer em eventos de caráter comercial, festas de aniversário, casamentos e batizados. Contate-nos para mais informações.

Bruna M. F. Pereira
Diretora de Comunicação do Centro de Química da Madeira

DESTAQUES