Procurar
Close this search box.

Portugal e França fortalecem cooperação na ciência e no ensino superior

«Uma ciência menos burocratizada e um ensino superior mais fortalecido» foram os objetivos alcançados em Paris, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante uma reunião com a sua homóloga, Sylvie Retailleau.

Durante o encontro, Elvira Fortunato e a Ministra do Ensino Superior e da Ciência de França, abordaram os objetivos estratégicos de ambos os países nos domínios da ciência, tecnologia e ensino superior para uma colaboração efetiva e que passam pela simplificação da burocracia associada aos projetos e à gestão dos laboratórios e dos recursos humanos, que muitas vezes é duplicada entre instituições; e pela promoção da literacia científica direcionada para a sociedade no geral, que já conta com alguns projetos (a decorrer) e que será impulsionada pela inclusão da ciência como disciplina obrigatória no curso de bacharelato de formação de professores, a partir do ano letivo de 2024-2025.

Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2022. Estão abertas, até ao dia 28 de outubro de 2022, as candidaturas ao Prémio Inovação Expo Fish Portugal com o tema “Inovação e investigação ligada ao sector alimentar do mar”. Os vencedores serão anunciados durante a Expo Fish Portugal,

A reunião permitiu ainda reforçar a diplomacia científica focada na consolidação da cooperação franco-portuguesa nas áreas do espaço e da inovação, através das parcerias e acordos entre a Ciência Viva, a Agência Espacial Portuguesa e a Agência Espacial Europeia.

Elvira Fortunato e Sylvie Retailleau abordaram também a internacionalização do ensino superior e da ciência dos dois países, através da participação conjunta em programas de financiamento da União Europeia, em particular na preparação do próximo Programa-Quadro, e nas Alianças Europeias que envolve a colaboração bilateral em nove consórcios, para além das iniciativas que promovem a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores.

«Uma ciência menos burocratizada e um ensino superior mais fortalecido»

O encontro serviu ainda para preparar a Temporada Cruzada França-Portugal, a realizar em 2024, totalmente dedicada à inovação no âmbito da Bioeconomia Azul e Sustentabilidade dos Oceanos e do Espaço, e que envolve um conjunto de programas, projetos e atividades, com vista ao fortalecimento dos laços entre Portugal e França, nestes domínios, apostando numa forte difusão do conhecimento e desenvolvimento tecnológico de Portugal, e, ao mesmo tempo, ampliando a presença de Portugal em França e de França em Portugal.

Projecto de Bolonha na UMa

1. Demografia Pelas minhas contas deve haver cerca de 3000 nascimentos por ano se 50% chegarem ao superior, teríamos 1500 novos alunos por ano. É uma ilha. Merece algum planeamento cuidadoso das necessidades locais para algumas áreas. Estou a pensar nos docentes do básico e secundário, enfermeiros, etc. Um nível

«Num país onde que comunidade portuguesa está fortemente enraizada, é para mim uma honra, enquanto Ministra, promover programas e iniciativas que possam fortalecer cada vez mais os laços entre Portugal e França», salientou Elvira Fortunato.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Robin Ooode.

DESTAQUES