Portugal e França fortalecem cooperação na ciência e no ensino superior

«Uma ciência menos burocratizada e um ensino superior mais fortalecido» foram os objetivos alcançados em Paris, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante uma reunião com a sua homóloga, Sylvie Retailleau.

Durante o encontro, Elvira Fortunato e a Ministra do Ensino Superior e da Ciência de França, abordaram os objetivos estratégicos de ambos os países nos domínios da ciência, tecnologia e ensino superior para uma colaboração efetiva e que passam pela simplificação da burocracia associada aos projetos e à gestão dos laboratórios e dos recursos humanos, que muitas vezes é duplicada entre instituições; e pela promoção da literacia científica direcionada para a sociedade no geral, que já conta com alguns projetos (a decorrer) e que será impulsionada pela inclusão da ciência como disciplina obrigatória no curso de bacharelato de formação de professores, a partir do ano letivo de 2024-2025.

“Nem reitores nem ministério conseguem sustentar a existência desta taxa”

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) foi ouvida, a 21 de dezembro, pela Comissão de Educação e Ciência do Parlamento, e defendeu a “medida da mais elementar justiça”: o fim das taxas de entrega dos doutoramentos. Segundo a associação, os reitores insistem em sugerir que a responsabilidade das

A reunião permitiu ainda reforçar a diplomacia científica focada na consolidação da cooperação franco-portuguesa nas áreas do espaço e da inovação, através das parcerias e acordos entre a Ciência Viva, a Agência Espacial Portuguesa e a Agência Espacial Europeia.

Elvira Fortunato e Sylvie Retailleau abordaram também a internacionalização do ensino superior e da ciência dos dois países, através da participação conjunta em programas de financiamento da União Europeia, em particular na preparação do próximo Programa-Quadro, e nas Alianças Europeias que envolve a colaboração bilateral em nove consórcios, para além das iniciativas que promovem a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores.

«Uma ciência menos burocratizada e um ensino superior mais fortalecido»

O encontro serviu ainda para preparar a Temporada Cruzada França-Portugal, a realizar em 2024, totalmente dedicada à inovação no âmbito da Bioeconomia Azul e Sustentabilidade dos Oceanos e do Espaço, e que envolve um conjunto de programas, projetos e atividades, com vista ao fortalecimento dos laços entre Portugal e França, nestes domínios, apostando numa forte difusão do conhecimento e desenvolvimento tecnológico de Portugal, e, ao mesmo tempo, ampliando a presença de Portugal em França e de França em Portugal.

Mais apoio!

A Região Autónoma da Madeira atravessa, tal como Portugal, um período de crise económico e de algumas carências sociais. Em alturas de crise de económica, o acesso ao Ensino Superior, ou permanência nele, é fortemente dificultada. O número de desistências do Ensino Superior aumenta de ano para ano, bem como

«Num país onde que comunidade portuguesa está fortemente enraizada, é para mim uma honra, enquanto Ministra, promover programas e iniciativas que possam fortalecer cada vez mais os laços entre Portugal e França», salientou Elvira Fortunato.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Robin Ooode.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS