Procurar
Close this search box.

A UMa repleta de orgulho: Luís Galvão Gouveia sagra-se campeão nacional universitário de natação

O estudante do 1.º ano da licenciatura em Biologia, Luís Galvão Gouveia, venceu a prova de 200 metros estilos do Campeonato Nacional Universitário da Natação. A competição foi organizada, no Funchal, pela ACADÉMICA DA MADEIRA e pela Associação de Natação da Madeira, sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário.
Luís Galvão Gouveia, estudante da UMa, venceu a prova de 200 metros estilos do Campeonato Nacional Universitário da Natação de 2024.

Foi a 14.ª quarta prova do dia e a medalha de ouro foi para Luís Galvão Gouveia, agora o campeão nacional universitário em natação, na prova dos 200 metros estilos. O atleta que integra, desde os quatro anos, o Clube Desportivo Nacional, participou, há quase um ano, no Campeonato Europeu de Juniores de Natação. A participação ocorreu após se ter qualificado por ter terminado em 4.º lugar a prova dos 200 metros mariposa, no Open de Portugal – Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos Madeira 2023, prova que também aconteceu no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.

O jovem atleta universitário confessa que, desde o ingresso na Universidade da Madeira (UMa), “o ritmo continua quase igual, um bocadinho mais forte com os estudos e a natação”. Luís Galvão Gouveia refere que os seus treinos são duas vezes por dia, de segunda a domingo, arrancando às 6:00 da manhã. A conciliação do curso com os treinos desportivos é, no seu entender, sempre desafiante, mas a proximidade entre a Universidade e o Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal “acaba por ajudar”.

O curso de Biologia foi a sua opção para a formação universitária, estando a corresponder às suas expetativas. Sobre a natação, a projeção que a modalidade tem experimentado, por força das vitórias do atleta Diogo Ribeiro, “tem vindo a melhorar” e “há mais pessoas interessadas, vai começar a ter mais gente a nadar e está a evoluir”. A vida do estudante atleta foi sempre um desafio, mas “a maior parte dos professores” foi sempre “compreensível” para as necessidades que foi experimentado de faltar às aulas pelos treinos e competições, apesar da dificuldade nos momentos de avaliação escolar.

O pódio da prova de 200 metros estilos com Luís Galvão Gouveia da Académica da Madeira com a medalha de ouro acompanhado do estudante atleta Gonçalo Carvalho da Universidade Nova de Lisboa prata e Lucas Bastos da Associação Académica de Coimbra bronze

Luís Galvão Gouveia integrou o grupo de atletas da prova de 200 metros estilos, acompanhado do estudante da UMa Paulo Alves, da licenciatura em Engenharia Informática. O restante grupo desta prova foi composto por Diogo Ribeiro, do Instituto Politécnico do Porto; Dinis Moutela, da Associação Académica da Universidade de Aveiro; Lucas Bastos, da Associação Académica de Coimbra; Gonçalo Carvalho, da Universidade Nova de Lisboa e João Araújo, da Universidade do Porto.

O Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, destacou “o prestígio de voltar a receber uma competição nacional universitária” e “o grande empenho que os estudantes atletas Luís Galvão Gouveia e Paulo Alves tiveram na sua participação”, sendo “um motivo de orgulho para toda a nossa Universidade a vitória do nosso colega Luís Galvão Gouveia, um sinal da qualidade que a natação madeirense tem”. O líder estudantil destacou o trabalho que vários clubes regionais, “como o Clube Desportivo Nacional, que acolhe o estudante atleta desde o início da sua formação”.

Quando o desporto é, realmente, nacional

Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreve este mês sobre os problemas que os estudantes enfrentam no Ensino Superior.

O pódio da prova de 200 metros estilos teve o madeirense Luís Galvão Gouveia, da ACADÉMICA DA MADEIRA, acompanhado de Gonçalo Carvalho, da Universidade Nova de Lisboa (prata), e de Lucas Bastos, da Associação Académica de Coimbra (bronze). Os resultados estão disponíveis aqui.

O Campeonato Nacional Universitário da Natação, no Funchal, contou com 115 atletas inscritos, 61 masculinos e 54 femininos, num total de 19 clubes: Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Associação Académica da Universidade da Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da Universidade da Madeira, Associação Académica de Coimbra, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico a Guarda, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES