O anúncio consta da carta enviada aos estudantes pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Secretário de Estado do Ensino Superior e que assinalou o Dia Nacional do Estudante.
A área governativa revela que o montante da bolsa teve «um aumento de 24% face ao mesmo momento do ano letivo anterior (990 euros/estudante) e 49% face ao ano letivo 2020-2021 (828 euros/estudante)».
Fundos do PRR para construção de residências universitárias totalmente contratualizados
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior alcançou 100% de contratualização dos concursos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).
Governo defende que as novas regras melhoram o processo de atribuição de bolsas
As medidas anunciadas no verão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, para ação social escolar, aceleraram o processo de
Tendo executado, até ao momento, mais de 87 milhões de euros, correspondendo a um aumento de execução de 19% face ao ano letivo anterior, a tutela informa na carta dirigida aos estudantes que «até ao dia de hoje estão decididos 93% dos requerimentos de bolsa de estudo apresentadas, correspondendo a perto de 99 mil processos decididos, o que representa uma clara melhoria face a anos anteriores».
“aumento de 24% face ao mesmo momento do ano letivo anterior”
O Ministério revela ainda que estão atualmente 77 projetos do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior em fase de preparação, projetos ou empreitadas, num valor total de 246 milhões de euros em execução nesta data.
Desafios e reivindicações no Dia Nacional do Estudante: um grito por melhorias
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreveu em março sobre o DIA NACIONAL DO ESTUDANTE.
Ministra lança Centro Tecnológico Espacial nos Açores
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lançou o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores,
Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira relembram que a sua prioridade é «garantir as melhores condições de aprendizagem, de equidade e de bem-estar para aqueles que estão no centro da nossa missão: os estudantes», elencando o conjunto de medidas já tomadas pela área governativa, em prol dos estudantes, nomeadamente a criação de um contingente prioritário para candidatos beneficiários de escalão A da ação social escolar, o alargamento das oportunidades para candidatos emigrantes e lusodescendentes, o reforço das vagas para maiores de 23 anos, o Programa Nacional de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, o Programa de Apoio à Saúde Mental no Ensino Superior, a iniciativa Graduate Tracking Portugal e a atribuição de bolsas de doutoramento em contexto não académico.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Nikko Macaspac.