A Universidade da Madeira é uma instituição de ensino superior que tem como objetivo formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, bem como promover a pesquisa e a produção científica na região. Atualmente, oferece diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, além de pós-graduação, de cursos técnicos superiores profissionais e diferentes formações, em áreas como saúde, ciências sociais e humanas, tecnologia, entre outras.

Ministro da Educação destaca que “a Madeira é um caso de sucesso de desenvolvimento regional”
O Colégio dos Jesuítas do Funchal acolheu, a 6 de maio, uma reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Além dos membros do CRUP, a reunião contou igualmente com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, da Secretária de Estado da Ciência, do Diretor-Geral do Ensino Superior, e do Secretário-Geral do Ensino Superior. No mesmo dia, na parte da manhã, o ministro Fernando Alexandre discursou no Dia da Universidade.

O 35.º aniversário da UMa ganha um concerto de homenagem dos estudantes
No ano em que a Universidade da Madeira assinala o seu 35.º aniversário, a ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem à sua
De acordo com o Dicionário Breve da História da Autonomia da Madeira, de Paulo Miguel Rodrigues, foi a 14 de setembro de 1988 que a Comissão Instaladora tomou posse. Contudo a primeira abertura oficial das aulas ocorreu no dia 30 de março de 1990, no Colégio dos Jesuítas, só tendo sido estabelecida no atual Campus da Penteada, a partir de 1998. A Universidade tornou-se numa das “conquistas da Autonomia”, estando “historicamente ligada ao Instituto Universitário da Madeira” (1976, por deliberação da JRM), este apresentado como antiga e sempre válida aspiração dos Madeirenses, mas nunca instalado”.
Segundo Paulo Rodrigues, a UMa é “lugar de investigação, estudo, reflexão e diálogo, de acesso livre e universal e onde, colocando-se questões universais e ajudando a combater dissimetrias culturais, também se deve promover o autoconhecimento.”
No ano de 1996, o deputado eleito pela Madeira para a Assembleia da República, Correia de Jesus, enfatizou que a Universidade da Madeira não deveria depender financeiramente de outras universidades. Destacou ainda que “a Autonomia substancial da Madeira depender em grande parte do que for a nossa Universidade”.
“lugar de investigação, estudo, reflexão e diálogo”
O Dia da Universidade da Madeira, comemorado a 6 de maio, é uma oportunidade para refletir sobre o papel da universidade na sociedade e na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na transformação do mundo. É também uma data para reconhecer a importância da educação como ferramenta de transformação social e económica. A celebração deste dia, em 2023, é feita quarta-feira, 10 de maio e é marcada por diversos eventos organizados pela reitoria, abertos à comunidade académica e a toda a sociedade.
Além disso, este dia é uma oportunidade para homenagear aqueles que dedicaram as suas vidas à educação e ao desenvolvimento da universidade, como os seus fundadores e reitores. É uma oportunidade também para agradecer aos professores, investigadores, funcionários e alunos que contribuem diariamente para a construção e consolidação da universidade.
A partir das 16:30, após a receção dos convidados no Colégio dos Jesuítas, realiza-se o Cortejo Académico no Pátio dos Estudantes.
Parabéns a todos que fazem parte da comunidade académica da Universidade da Madeira!
Na Sala dos Atos decorre a Sessão Solene, com transmissão remota a partir da página da Universidade. Nela, intervêm Francisco Fernandes, Presidente do Conselho Geral, Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, e Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeira.
Seguem-se um momento musical por estudantes do Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira e a entrega de medalhas comemorativas aos funcionários que completam, este ano, 25 anos ao serviço da Instituição.

“Celebramos, agora […] o ano em que a Universidade da Madeira completará 35 anos de existência”
Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeira, foi o anfitrião das cerimónias do Dia da Universidade que, em 2023, decorreram a 10 de maio, na Reitoria no histórico Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Centenas enchem o Baltazar Dias para celebrar a UMa
No passado sábado, 29 de abril, os estudantes da UMa, através da ACADÉMICA DA MADEIRA, promoveram um concerto de comemoração dos
O Dia da Universidade da Madeira é uma data para lembrar que a educação é o caminho para um futuro melhor e mais justo, e que a universidade é uma das principais instituições responsáveis por transformar esta visão em realidade. A cerimónia, por essa razão, termina com a distinção Alumni, atribuída a antigos estudantes da UMa que notabilizaram em diferentes áreas.
No final do dia, a reitoria oferece um Madeira de Honra aos presentes, animado pelos nossos colegas da TUMa, Tuna Universitária da Madeira.
Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.