Dia da Universidade da Madeira

O Dia da Universidade da Madeira é uma data de grande importância para toda a comunidade académica da região. Celebrado anualmente a 6 de maio, este dia assinala ligação da UMa com a abertura das aulas no antigo Colégio dos Jesuítas do Funchal.

A Universidade da Madeira é uma instituição de ensino superior que tem como objetivo formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, bem como promover a pesquisa e a produção científica na região. Atualmente, oferece diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, além de pós-graduação, de cursos técnicos superiores profissionais e diferentes formações, em áreas como saúde, ciências sociais e humanas, tecnologia, entre outras.

O Dia da Universidade da Madeira

Há exatamente um ano, em 2006, a terceira edição do JA celebrou os 18 anos da UMa. Nesta edição, aproveitamos para escrever mais um capítulo da história da nossa universidade, dando a conhecer aos seus leitores o Dia da UMa e o seu simbolismo.

De acordo com o Dicionário Breve da História da Autonomia da Madeira, de Paulo Miguel Rodrigues, foi a 14 de setembro de 1988 que a Comissão Instaladora tomou posse. Contudo a primeira abertura oficial das aulas ocorreu no dia 30 de março de 1990, no Colégio dos Jesuítas, só tendo sido estabelecida no atual Campus da Penteada, a partir de 1998. A Universidade tornou-se numa das “conquistas da Autonomia”, estando “historicamente ligada ao Instituto Universitário da Madeira” (1976, por deliberação da JRM), este apresentado como antiga e sempre válida aspiração dos Madeirenses, mas nunca instalado”.

Segundo Paulo Rodrigues, a UMa é “lugar de investigação, estudo, reflexão e diálogo, de acesso livre e universal e onde, colocando-se questões universais e ajudando a combater dissimetrias culturais, também se deve promover o autoconhecimento.”

No ano de 1996, o deputado eleito pela Madeira para a Assembleia da República, Correia de Jesus, enfatizou que a Universidade da Madeira não deveria depender financeiramente de outras universidades. Destacou ainda que “a Autonomia substancial da Madeira depender em grande parte do que for a nossa Universidade”.

“lugar de investigação, estudo, reflexão e diálogo”

O Dia da Universidade da Madeira, comemorado a 6 de maio, é uma oportunidade para refletir sobre o papel da universidade na sociedade e na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na transformação do mundo. É também uma data para reconhecer a importância da educação como ferramenta de transformação social e económica. A celebração deste dia, em 2023, é feita quarta-feira, 10 de maio e é marcada por diversos eventos organizados pela reitoria, abertos à comunidade académica e a toda a sociedade.

Além disso, este dia é uma oportunidade para homenagear aqueles que dedicaram as suas vidas à educação e ao desenvolvimento da universidade, como os seus fundadores e reitores. É uma oportunidade também para agradecer aos professores, investigadores, funcionários e alunos que contribuem diariamente para a construção e consolidação da universidade.

A partir das 16:30, após a receção dos convidados no Colégio dos Jesuítas, realiza-se o Cortejo Académico no Pátio dos Estudantes.

Parabéns a todos que fazem parte da comunidade académica da Universidade da Madeira!

Na Sala dos Atos decorre a Sessão Solene, com transmissão remota a partir da página da Universidade.  Nela, intervêm Francisco Fernandes, Presidente do Conselho Geral, Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, e Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeira.

Seguem-se um momento musical por estudantes do Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira e a entrega de medalhas comemorativas aos funcionários que completam, este ano, 25 anos ao serviço da Instituição.

Dia na Universidade assinalado na RTP

A partir dos estúdios da RTP-Madeira, no Funchal, o programa Atlântida, apresentado por Duarte Rebolo, foi dedicado à Universidade da Madeira, por ocasião da celebração do seu dia, a 6 de maio.

O Dia da Universidade da Madeira é uma data para lembrar que a educação é o caminho para um futuro melhor e mais justo, e que a universidade é uma das principais instituições responsáveis por transformar esta visão em realidade. A cerimónia, por essa razão, termina com a distinção Alumni, atribuída a antigos estudantes da UMa que notabilizaram em diferentes áreas.

No final do dia, a reitoria oferece um Madeira de Honra aos presentes, animado pelos nossos colegas da TUMa, Tuna Universitária da Madeira.

Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS