Procurar
Close this search box.

O Dia da Universidade da Madeira

Há exatamente um ano, em 2006, a terceira edição do JA celebrou os 18 anos da UMa. Nesta edição, aproveitamos para escrever mais um capítulo da história da nossa universidade, dando a conhecer aos seus leitores o Dia da UMa e o seu simbolismo.

A UMa, depois de anos de reivindicação pela implantação do Ensino Superior na Região, foi formalmente criada e reconhecida pelo Decreto-Lei n.°319-A/88, datado de 13 de setembro de 1988, começando a lecionar o primeiro curso um ano depois.

Como qualquer pessoa poderá verificar, muitas universidades, e outras instituições homólogas, reconhecem como sua data comemorativa o dia em que foram reconhecidas formalmente pelo Estado da qual fazem parte. Por motivos históricos, a nossa Universidade não reconhece 13 de setembro como o seu dia, muito pelo contrário. Fazendo uma leitura dos estatutos da Universidade cita-se, no seu artigo 8.°, “O Dia da Universidade da Madeira é 6 de Maio, dia de abertura das aulas no Colégio do Funchal em 1570”.

O Colégio em questão é o antigo colégio da Companhia de Jesus, a ordem do padres jesuítas, cujo edifício além de primeiro campus universitário, atualmente alberga os serviços administrativos e a própria reitoria. Ao contrário do que se possa pensar, este dia é realmente celebrado com toda a dignidade, formalidade e cerimonial académico exigido pelo senso comum.

Todos os anos, o Magnífico Reitor da UMa convida vários membros da Comunidade Académica, bem como várias entidades da Região e académicos portugueses eminentes, para um conjunto de rituais muito à moda das típicas celebrações académicas europeias e norte-americanas.

O Pátio dos Estudantes, engalanado com pendões com as cores e o logótipo da UMa, é o cenário de um cortejo ritual com professores ostentando as respetivas togas, alunos orgulhosos no traje académico, funcionários e outros convidados de fato preto formal. No auditório da reitoria, sucede-se uma sessão solene, terminando o dia com o tradicional Madeira de Honra.

Andreia Nascimento
ET AL.

DESTAQUES