Procurar
Close this search box.

Boas-vindas aos caloiros

Chegámos ao mês de Setembro e a Universidade da Madeira volta a receber novos alunos. É certamente um momento marcante para todos os que iniciam aqui o seu percurso académico. O acesso ao Ensino Superior marca uma viragem na formação de um aluno, pois é nesta decisiva etapa curricular, para muitos a última, que as opções, as incertezas, as frustrações, os êxitos, assumem um papel decisivo e influente no seu futuro profissional.

A praxe académica continua a estar presente nesta recepção aos caloiros e visa a sua integração no espírito universitário. É com certeza um mês fantástico que estes novos alunos dificilmente conseguem esquecer. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a praxe é cada vez mais vivida num espírito de entreajuda e companheirismo e nunca no sentido de promover a violência e o bullying académico. É neste conjunto amplo de tradições que surgem os grandes amigos e companheiros na vida de estudante. É também na praxe que os caloiros conhecem os alunos mais velhos que lhes transmitem importantes conselhos.

Outra das novidades com que estes alunos se deparam é a Associação Académica, onde poderão encontrar inúmeros serviços. Do apoio escolar ao lazer, a AAUMa tem como principal objectivo proporcionar uma vida universitária rica e preenchida. Esta família vem cada vez mais enaltecendo o nome da Universidade da Madeira com os seus grandiosos projectos. A organização do torneio universitário de ténis-de-mesa foi um dos mais recentes sucessos da AAUMa. É a pensar no sucesso dos novos caloiros que a Associação programa este ano académico.

Derek Freitas
Colaborador do Departamento de Desporto

DESTAQUES