As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

celebração

Habemus Universitate

O Dia da Universidade da Madeira é celebrado a 6 de maio, mas 13 de setembro marca a data de publicação, em 1988, do decreto de criação da Universidade da Madeira (UMa). Em 1976, com a publicação do Decreto-Lei 664/76, de 4 de agosto, foi determinada a criação do Instituto Universitário da Madeira com o objetivo de “promover no arquipélago o ensino de nível superior, a investigação científica e tarefas de extensão cultural e de prestação de serviços à comunidade”. O estabelecimento dessa nova instituição assistiria a integração da Academia de Música e Belas-Artes da Madeira, ficando “sujeito a um período de instalação com a duração de um ano, automaticamente prorrogável ano a ano”. Era, assim, reconhecida “uma antiga e sempre válida aspiração dos Madeirenses a criação, a nível regional, de um instituto universitário”, “tendo presente que a insularidade da região implica a adopção de soluções particulares que o ajustem às realidades geoeconómicas e sociais do arquipélago”. Como o historiador e professor da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa Paulo Miguel Rodrigues regista, no seu DICIONÁRIO BREVE DA HISTÓRIA DA AUTONOMIA DA MADEIRA, o Instituto Universitário da Madeira nunca foi instalado. Mais de dez anos após a intenção de criação desse Instituto Universitário, o diploma de estabelecimento de uma Universidade na região foi publicado, determinando a formação de uma comissão instaladora, “nomeada por despacho conjunto do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e do Ministro da Educação, sob proposta do Governo Regional”. Sob a Presidência da República de Mário Soares, com Cavaco Silva como Primeiro-Ministro e Alberto João Jardim como Presidente do Governo Regional, a Região Autónoma da Madeira ganhava a sua Universidade com a publicação do Decreto-Lei 319-A/88, de 13 de setembro. A 29 de dezembro de 1988, num despacho conjunto, são nomeados os vogais e administradora da Universidade da Madeira, sendo Raul Manuel Albuquerque Sardinha presidente da Comissão Instaladora enquanto não era nomeado o reitor. Dentro de um ano, a Universidade da Madeira celebrará 35 anos de criação. Segundo o Presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA, os estudantes têm preparado um conjunto de atividades para assinalar essa importante data da sua instituição. Luís Eduardo Nicolau ET AL. Com fotografia de Pedro Pessoa.

LER MAIS...

20.º Aniversário da AAUMa

Passeando nos corredores históricos do edifício da Reitoria, o Colégio dos Jesuítas, deparamo-nos com um espaço exíguo onde funciona, hoje, uma copa. Há vinte anos atrás, esse mesmo espaço foi a primeira sede da Associação Académica da Universidade da Madeira, liderada por Jorge Carvalho, onde a lareira era, apenas, a prateleira que suportava o arquivo. Compreender a Associação Académica da Universidade da Madeira como agente de desenvolvimento cultural, social, científico, desportivo, de tradição académica e de representatividade estudantil em vinte anos de existência constitui tarefa árdua. Diferentes actividades e projectos conjugam longevidade e elevado índice de representatividade na plena concretização dos objectivos da AAUMa. Porém, nem sempre foi assim. A principal estrutura estudantil da região já foi, até há bem pouco tempo, depreciada e mal compreendida. Tal como a visão sobre o papel e importância do estudante universitário sofreu profundas mudanças, a missão, objectivos e procedimentos da Académica também. A habitual e preconceituosa ideia de que uma Associação estudantil resume–se a uma sala com computadores e mesa de matraquilhos e que a sua principal função é a organização de festas nocturnas está mais do que ultrapassada. Um pouco por todo o país, diversas são as Associações Académicas que desenvolvem e oferecem grandes projectos e serviços, empregam pessoas nas mais diversas áreas e são pagadoras, a tempo e horas, das suas obrigações fiscais. Na Madeira esta assume especial importância pois além de ser a única na Região depara-se com um fraco espírito académico que, para o bem e para o mal, acaba por ser o leitmotiv de outras e mais importantes tarefas. Ao longo destes 20 anos ficam para contar diversas actividades, acampamentos, grandes concertos (Gabriel o Pensador, Quim Roscas e o Zeca Estancionâncio e Os Homens da Luta), programas televisivos, edição de uma revista, feiras de saúde, sensibilização e de prevenção, o apoio ao estudante, actividades desportivas regionais, nacionais e europeias, protocolos com diversas entidades capazes de disponibilizar serviços e benefícios aos estudantes de demais comunidade académica, um Centro de Explicações, grupo de fados e muitos mais. Em ano de comemoração de 20 anos de existência a AAUMa orgulha-se de constituir o símbolo da união dos estudantes da UMa e, estando receptiva a críticas, opiniões e à participação de todo e qualquer membro da Academia assume uma importância estratégica na defesa dos interesses de todos os estudantes, razão capital da sua existência. Andreia Nascimento Directora de Comunicação da AAUMa

LER MAIS...

O Dia da Universidade da Madeira

Há exatamente um ano, em 2006, a terceira edição do JA celebrou os 18 anos da UMa. Nesta edição, aproveitamos para escrever mais um capítulo da história da nossa universidade, dando a conhecer aos seus leitores o Dia da UMa e o seu simbolismo.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS