A ACADÉMICA DA MADEIRA pretende estabelecer um canal de comunicação direta, regular e presencial entre os estudantes da Universidade da Madeira (UMa), os seus representantes nos vários órgãos da Academia e os antigos estudantes, os alumni. O objetivo, segundo Ismael Da Gama, da Unidade de Política do Ensino Superior da estrutura estudantil, “é criar encontros regulares, num ambiente acolhedor e descontraído, onde os estudantes possam discutir desafios e preocupações, conhecer os seus representantes e contribuir ativamente para o fortalecimento da comunidade académica, do seus sentimentos de integração”.
O diálogo institucional nas universidades portuguesas tem demonstrado impactos significativos na permanência académica dos estudantes. Estudos indicam que a participação ativa dos estudantes em processos de decisão e comunicação institucional pode reduzir as taxas de abandono e melhorar o desempenho académico. Por exemplo, a investigação Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono destaca que fatores como a autoeficácia e a satisfação académica estão associados à intenção de permanência dos estudantes. Além disso, a promoção de espaços de diálogo entre estudantes e instituições de ensino superior pode influenciar positivamente a permanência académica.
É com esse espírito que “criamos um novo programa na ACADÉMICA DA MADEIRA, para reforçar os de canais de comunicação existentes” e também “contribui para o aumento da satisfação dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino”, destacou o responsável da estrutura estudantil. Segundo Ismael Da Gama, “os encontros regulares irão fomentar um espírito de comunidade e combater a sensação de isolamento, promovendo uma cultura de apoio mútuo”. Esses benefícios, adianta o dirigente, “reforçam a importância de manter canais abertos de comunicação entre estudantes e instituições, promovendo uma participação mais ativa e informada”.
Pelo menos um em cada 10 jovens já sofreu com a partilha de conteúdos íntimos sem autorização
Um estudo da Universidade de Coimbra, realizado com 1.500 jovens entre os 18 e os 30 anos, revela um panorama complexo das práticas eletrónicas dos jovens portugueses em relação ao género e à sexualidade.
Saúde mental, leitura e escrita: dia 28 de novembro há ENCONTRO DE LEITORES para conversar sobre a obra de Deodato Rodrigues
No verão, Deodato Rodrigues lançou o seu primeiro romance, O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, editado pela CADMUS, chancela da ACADÉMICA DA
Além de promover o diálogo com os estudantes, o programa DIÁLOGOS pretende contribuir para criar oportunidades de interação com antigos estudantes, o que pode ser uma grande vantagem para a formação e crescimento profissional dos estudantes atuais. Estudos internacionais destacam várias vantagens dessa interação: alumni podem oferecer orientação profissional, ajudando estudantes a compreender melhor o mercado de trabalho e a desenvolver competências essenciais para as suas carreiras; um estudo da Universidade de Harvard revelou que programas de mentoria com alumni aumentaram em 20% a taxa de emprego dos graduados. A conexão com antigos estudantes também facilita o rede de contatos, aumentando as possibilidades de estágio e emprego – a Universidade de Oxford observou que 35% dos seus estudantes conseguiram posições profissionais através de referências de alumni. Além disso, interações com antigos estudantes podem inspirar os atuais, oferecendo modelos de sucesso e incentivando a excelência académica, como demonstrado por um estudo da Universidade de Melbourne, onde 40% dos estudantes envolvidos em programas de alumni relataram maior motivação académica.
O programa DIÁLOGOS será organizado de forma flexível, adaptando-se às necessidades e disponibilidade de cada curso. Os encontros ocorrerão na esplanada da cantina da UMa, oferecendo um espaço informal propício para conversas produtivas. Durante os encontros, será servido um pequeno lanche, incentivando a participação ativa dos estudantes e facilitando a partilha de ideias e preocupações.
Papel da música no desenvolvimento humano
Sabe-se também que a exposição precoce à música além de facilitar a emergência de talentos, contribui para a construção de um cérebro biologicamente mais conectado. O aparecimento do ser humano
Todos merecem ser MENTES BRILHANTES
O programa MENTES BRILHANTES é apresentado pela ACADÉMICA DA MADEIRA no dia 17 de maio, no âmbito das celebrações do Dia
Além de abordar temas relevantes para os estudantes, o programa também pretende fomentar a criação de projetos conjuntos entre a ACADÉMICA DA MADEIRA e os estudantes, tendo como propósito o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a comunidade académica. A primeira sessão do DIÁLOGOS está marcada para o dia 22 de novembro, sexta-feira, às 14:30, com os estudantes de Medicina, marcando o início de um esforço contínuo para fortalecer o espírito de união e cooperação na UMa.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com imagem de arte de Summit Art Creations.