A Química é Divertida: inspirando futuros cientistas

A Química é Divertida: inspirando futuros cientistas

Com atividades práticas e interativas, como workshops e demonstrações ao vivo, "A Química é Divertida" explora aplicações científicas em biotecnologia, saúde e sustentabilidade.

O evento anual “A Química é Divertida,” promovido pelo Centro de Química da Madeira (CQM), acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2024. Desde 2008, o evento tornou-se uma referência em divulgação científica, destinado principalmente a jovens estudantes do pré-escolar ao ensino secundário. Com uma programação diversificada, o evento visa cativar o interesse pelas áreas da Química e Bioquímica, áreas fundamentais no desenvolvimento científico e tecnológico.

Organizado na Universidade da Madeira, o evento oferece uma série de atividades interativas, que incluem oficinas, experiências laboratoriais e demonstrações ao vivo. Estas atividades são especialmente desenhadas para desmistificar a química, uma disciplina muitas vezes considerada complexa e pouco acessível. A abordagem prática e experimental permite que os participantes explorem conceitos científicos de forma divertida e intuitiva, reforçando a ideia de que a química está presente no cotidiano e que entender essa ciência pode abrir portas para carreiras inovadoras.

UMa acolhe a 28.ª edição d’A Química é Divertida

Entre 23 e 24 de novembro, o Centro de Química da Madeira organiza a 28.ª edição do “A Química é Divertida”, uma iniciativa de educação para a ciência desenvolvida nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade da Madeira e que envolve crianças e jovens dos vários ciclo de ensino.

A participação no evento proporciona aos jovens uma oportunidade única de contato com profissionais e investigadores da área, oferecendo uma perspectiva direta sobre as aplicações da Química em áreas como a biotecnologia, a saúde, e a sustentabilidade ambiental. “A Química é Divertida” não só promove o entusiasmo pela ciência, mas também procura responder à crescente preocupação com o desinteresse nas áreas científicas, um fenómeno que tem afetado o número de estudantes inscritos em cursos de ciências exatas.

O evento é aberto ao público em geral e representa uma oportunidade para pais, educadores e outros membros da comunidade perceberem o impacto da ciência no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Através do envolvimento de toda a comunidade, o CQM espera consolidar a imagem da Química como uma área dinâmica e crucial para enfrentar os desafios do século XXI, desde o combate às alterações climáticas até ao desenvolvimento de novos medicamentos.

A realização deste evento na Madeira reforça o compromisso da região em promover uma educação científica de qualidade e em despertar vocações desde cedo, contribuindo para uma sociedade mais informada e preparada para os avanços da ciência e tecnologia. A entrada é gratuita, e para mais informações e inscrição, os interessados podem visitar o portal do evento.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Vedrana Filipovic.

Palavras-chave