O SEGREDO DA MARIA PERUCA, de Sara Isabel Mota e ilustrado por Ana Luísa Freitas, é mais uma aposta da CADMUS na literatura infantojuvenil e na ilustração produzidas na Madeira.
Sara Isabel Mota, a autora é licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e trabalhou vários anos no Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) da Direção Regional de Educação. Abraça, neste momento, o desafio de ser facilitadora certificada de educação emocional e é autora do Programa de Valor(ÉS), baseado numa coleção de 15 histórias infantis. É mãe de duas meninas e este livro é a sua primeira obra a ser publicada. Sara Isabel Mota prefere apresentar-se de forma não convencional a reduzir-se ao que faz profissionalmente: «Sou simples, mas complicada; quero fazer a diferença, mas não quero, necessariamente, sobressair; aceito aquilo que a vida me traz, mas estou frequentemente insatisfeita e procuro nunca me acomodar».
Maria Peruca é Maria Carlota, a protagonista de uma narrativa sobre a compreensão das diferenças e a aceitação das características de si próprio e dos outros.
A história passa-se numa pequena ilha encantada e verde onde, um dia, nasceu uma menina azul. As muitas cores que representam as personagens da narrativa são exploradas de forma plástica e visual e que se articulam com um jogo de significados. Este também foi um desafio para a ilustradora, como refere Ana Luísa Freitas: «Era necessário conseguir transmitir essa ideia, transmitir a imagem da importância do segredo que a nossa protagonista leva consigo e mostrar que as diferenças das personagens, são o que as tornam especiais».
TRANSLOCAL lança o 5.º número
O Museu Henrique e Francisco Franco acolheu, sexta-feira, a sessão de lançamento do n.º 5 da revista TRANSLOCAL.
“Estudávamos por livros que vinham do continente e poucos sabíamos da nossa terra”. Irene Lucília Andrade em entrevista
Irene Lucília Andrade, escritora madeirense, integra a coleção ILUSTRES (DES)CONHECIDOS, da IMPRENSA ACADÉMICA, desde março de 2023. A PENTEADA OU O
A protagonista, Maria Carlota, quando foi para a escola, descobriu-se diferente de todos os colegas. Um colega que estava sempre a gozar, com ela e com os outros, representa todos aqueles que têm dificuldade em compreender e aceitar as diferenças. E a chegada de um novo colega à turma, radicalmente diferente de todos os outros, vai ser a oportunidade de todos conseguirem ser eles próprios, diferentes e especiais.
Sara Isabel Mota, em função da sua experiência profissional e também como mãe, sentiu a necessidade de abordar, de forma lúdica, criativa e divertida, estas questões que normalmente afloram no ambiente escolar. Como diz a autora, «o livro “O Segredo da Maria Peruca” servirá de base para um programa de sensibilização para a tolerância e aceitação da diferença, abordando também a questão da autoconfiança e da autenticidade própria de cada um».
Com esta obra, a autora pretende «colocar à disposição das crianças ferramentas que lhes permitam, de futuro, ter outra bagagem que não foi colocada à disposição da nossa geração e das gerações anteriores à minha e que, tenho sentido na pele, nos fazem imensa falta!».
Violante Matos fala do seu livro de eleição de José Saramago
No Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, Violante Matos fala do seu livro de eleição de José Saramago. A Galeria Anjos Teixeira promove, na próxima quinta-feira, 28 de julho, às
Os FATUM com atuações no Reino Unido em janeiro e fevereiro
Durante 9 dias, os FATUM estarão pelo Reino Unido com várias atuações, destacando-se vários encontros com a comunidade madeirense radicada no
Lançamento no Colégio dos Jesuítas do Funchal, no dia 15 de novembro, pelas 18:00.
Ana Luísa Jardim de Freitas nasceu no Funchal em 1997. Licenciou-se em Design de Comunicação, em 2019, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade profissional nesse mesmo ano como estagiária no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e, entre 2020 e 2022, trabalhou como Designer Gráfica e de Produto em Vila Nova de Gaia, no departamento de design da Pombo. Em 2024, começou a realizar alguns projetos enquanto freelancer. O Segredo da Maria Peruca, de Sara Mota, é o seu primeiro trabalho de ilustração de livros infantis. Um trabalho que foi uma inspiração imediata, como refere: «Quando recebi a história e tive oportunidade de lê-la pela primeira vez, surgiram-me imagens quase imediatas de como quereria interpretar as personagens e a temática da diferença».
Timóteo Ferreira
ET AL.
Com imagem da capa do livro ilustrada por Ana Luís Freitas.