Feira do Livro do Funchal com vários lançamentos e apresentações das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA

Feira do Livro do Funchal com vários lançamentos e apresentações das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA

Serão dez dias, entre 1 e 10 de março, de intensa programação cultural no Funchal com instalações no espaço público, animações de rua, lançamentos de livros, exposição, concertos, espetáculos, sessões de cinema, sessão de autógrafos e apresentações, como adiantou a autarquia.
AS DESVENTUROSAS AVENTURAS DE APOLLINAIRE O GATO FILÓSOFO, de Nicole Collet, foi o vencedor do Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo de Bettencourt e foi editado pelo município do Funchal e pela CADMUS, uma das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Há vários lançamentos e apresentações da IMPRENSA ACADÉMICA e da CADMUS na 50.ª edição da Feira do Livro do Funchal. A organização referiu que preparou “um programa especial que celebra o futuro e também a história da Feira, homenageando os vários autores, dinamizadores e organizadores”.

A 3 de março, pelas 18:00, o palco principal da Feira do Livro do Funchal recebe o lançamento de SKYLIGHT, de Marcela Costa, o volume VI da Coleção Baltazar Dias, editada pelo Município do Funchal com coedição da IMPRENSA ACADÉMICA. Marcela Costa, estudou Belas-Artes na antiga Escola de Belas-Artes de Lisboa, destacando-se por ser detentora de uma vasta obra publicada e encenada ao longo das últimas décadas.

Nicole Collet, vencedora da edição de 2023 do Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo de Bettencourt, lançará AS DESVENTUROSAS AVENTURAS DE APOLLINAIRE O GATO FILÓSOFO. A obra, que “não é mera patacoada felina com bafo de atum”, será apresentada a 4 de março, no palco principal da Feira.

O ilustrador Tiago Pinto, premiado em ilustração no NOVOS TALENTOS FNAC 2023, sobe ao palco com a investigadora Naidea Nunes Nunes para apresentar CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES, da autoria de Alfredo Vieira de Freitas e Tiago Pinto. Como refere a editora, trata-se de uma edição em capa dura, “que perpetua a tradição oral madeirense através da fixação em texto, acompanhada das ilustrações contemporâneas de um dos mais promissores jovens artistas da região”.

No quadro da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS, José Viale Moutinho e Martim Velosa escreveram RICARDO VELOZA, numa homenagem ao escultor, desenhista e colecionador que fez “estátuas que homenageiam grandes personalidades, ou que recordam acontecimentos importantes”, conforme revela o autor. A 7 de março, pelas 17:00, o palco principal da Feira recebe o lançamento do quarto número da coleção editada pela IMPRENSA ACADÉMICA.

No último dia da Feira, Leonor Martins Coelho lança a obra VÍCIO IMPUNE, às 18:00, no palco principal da Feira. O livro, como revela a IMPRENSA ACADÉMICA, “reúne algumas notas de leitura publicadas na imprensa regional, na secção “Forum” do Funchal Notícias, entre 2018 e 2021, e que foram submetidas a ligeiras remodelações”.

Na sua 50.º edição foi preparado “um programa especial que celebra o futuro e também a história da Feira, homenageando os vários autores, dinamizadores e organizadores da Feira”, como referiu a organização.

DE MIM PARA TI, MADEIRA ILUSTRADA e outros títulos das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA estarão no stand da FNAC Madeira.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia da capa da obra de Nicole Collet, com o design gráfico de Pedro Pessoa da IMPRENSA ACADÉMICA.

Palavras-chave