As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

Imprensa Académica

Cultura madeirense e música no Scalabrini London

O Centro Scalabrini é um principais locais de realização de evento da comunidades portuguesa de Londres. Pelo Scalabrini já passaram vários conhecidos madeirenses, o humorista Compadre Jodé (2022), a cozinheira A Biqueira (2023), entre outros. Em 2024, o centro acolhe os FATUM para celebrar Portugal e a Madeira com os nossos emigrantes no Reino Unido.

LER MAIS...

Uma viagem à Madeira de 1840

Giuseppe Abate, mestre em Linguística na UMa, traduziu e reviu, para o português moderno, obras sobre a Madeira do século XIX da autoria de visitantes estrangeiros. Uma delas foi editada em 2023 pela IMPRENSA ACADÉMICA, uma das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA.

LER MAIS...

ACADÉMICA DA MADEIRA participa na Festa do Livro de Belém

Entre 31 de agosto e 3 de setembro, com entrada livre, a residência oficial do Presidente da República, o Palácio Nacional de Belém, recebe a Festa do Livro. A IMPRENSA ACADÉMICA e a CADMUS, editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA, participam no evento com dezenas de obras editadas nos últimos anos. Em simultâneo, acontece “Book 2.0 #The Future of Reading”, um evento que pretende “virar a página”.

LER MAIS...

Irene Lucília recorda a Penteada antes da construção do Campus Universitário

A PENTEADA E O FIM DO CAMINHO de Irene Lucília Andrade é o novo número da coleção ILUSTRES (DES)CONHECIDOS. Já muito se escreveu sobre Irene Lucília Andrade e sobre a sua obra, mas a ET AL. quis, ainda assim, fazer uma entrevista mais personalizada; na verdade, uma conversa informal, com o objetivo de dar uma maior proximidade do nosso projeto editorial aos nossos leitores.

LER MAIS...

Crónicas da Primeira República por um madeirense

José Varella foi uma das mais notáveis figuras portuguesas do início do século XX. Nascido na Ponta do Sol, foi médico, militar, político e jornalista, assinando várias crónicas satíricas da Primeira República publicadas em diferentes periódicos. Estas foram recolhidas e estudadas por uma sobrinha-neta e reunidas numa edição da IMPRENSA ACADÉMICA.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS