Noite do Mercado no Funchal com 16 horas de animação

A receita do leilão dos espaços comerciais será entregue a instituições de solidariedade.

A Câmara Municipal do Funchal apresentou, esta terça-feira, 19 de dezembro, a Noite do Mercado, um dos eventos mais marcantes da quadra natalícia, que se realiza a 23 de dezembro no Mercado dos Lavradores e ruas circundantes, atraindo milhares de pessoas.

Na apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre, o presidente da Câmara Municipal do Funchal realçou a “dinâmica” da organização do evento que este ano terá 16 horas de animação e 57 espaços comerciais.

Pedro Calado anunciou que a receita do leilão dos espaços comerciais será entregue a instituições de solidariedade. Conforme promessa feita no ano passado os seis mil euros referente ao leilão de 2022 serão distribuídos por duas entidades: o Lions e o Centro Cultural e Desportivo de São José. Já a receita do leilão realizado este ano no valor de 17 mil euros destina-se à Fundação Nossa Senhora da Conceição.

A Noite do Mercado assume-se como uma “festa tradicional” em que a autarquia aposta em vários grupos tradicionais que irão atuar ao longo das ruas. A confraria dos cânticos com mais de 35 anos de atuação, na Praça do Peixe, vai merecer este ano uma distinção por parte da autarquia. Os cânticos vão ser transmitidos num ecrã gigante à entrada do Mercado dos Lavradores.

Em termos de segurança e socorro estarão envolvidos um total de cerca de 150 operacionais entre polícia, bombeiros e cruz vermelha. Já em relação à limpeza e salubridade a operação envolve 130 trabalhadores do Departamento de Ambiente , 22 viaturas e serão distribuídos 130 contentores.

Os maiores condicionalismos na circulação automóvel acontecem a partir das 15h30 do dia 23, embora a Rua Latino Coelho e a Rua da Boa Viagem já estejam encerradas na tarde do dia 22. Estarão em funcionamento 12 Parques de Estacionamento, públicos e privados, com capacidade para 4 mil lugares, a maioria dos quais abertos até às 07h00 do dia 24.

Drogas emergentes e novas drogas

Smart-drugs, substâncias recreativas, drogas de desenho, drogas de síntese, herbal-highs, legal highs, designer drugs, drogas emergentes ou novas drogas, muitos são os termos ainda em discussão para nomear um conjunto de substâncias que vão desde químicas, até de origem vegetal e que têm sido alvo de estudo por várias comunidades

A Noite do Mercado, realizada em parceria com o Diário de Noticias e a Empresa de Cervejas da Madeira, representa um investimento da autarquia de cerca de 100 mil euros. Todas as informações sobre a Noite do Mercado estão disponíveis na plataforma digital interativa: noitedomercado.funchal.pt.

Texto e imagem da Câmara Municipal do Funchal.

DESTAQUES