Procurar
Close this search box.

Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica fica no Centro Cultural de Investigação do Funchal

O Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, em que participam a Universidade Nova, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde, a UMa, entre outros, ficará localizado no Centro Cultural de Investigação do Funchal, antigo Matadouro.

Todos os pontos na ordem de trabalho, na Reunião de Câmara, foram hoje «aprovados por unanimidade», como adiantou o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), destacando «os três votos de pesar, quer pelo falecimento do ex-presidente da CMF, João Sá Fernandes», a que se junta o voto de pesar pelo Comendador José Ivo Gouveia de Sousa, emigrante na África do Sul e ainda por António Cunha Telles, cineasta.

Pedro Calado relembrou «a vida dedicada à Região e pelas atividades por onde passaram».

Outro ponto aprovado foi a «prorrogação do prazo da reabilitação da ETAR, quer da primeira fase, quer da Estação Elevatória dos Socorridos, que está a ser feita, na fronteira entre Funchal e Câmara de Lobos», uma obra que tem sofrido alguns «atrasos», como admitiu o presidente da CMF, estando a conclusão prevista para «Março de 2023».

Além destes pontos, refira-se a aprovação de um «apoio financeiro à Associação de Barmen, para «um festival de cocktails», que será realizado «no Mercado dos Lavradores», promovendo os produtos regionais e estando integrado «nestas festividades de Natal».

Por último, foi aprovado a «participação da CMF num instituto sem fins lucrativos», o IDEA – Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – em que participam a Universidade Nova, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde, a UMa, a APRAM, a EEM, a ACIF, entre outros.

Refira-se que a CMF entra com «a cedência de um espaço que irá funcionar, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal», para se criar «escala, na Região» e «conseguirmos captar fundos comunitários para projetos de desenvolvimento quer na saúde, educação e investigação».

Texto e fotografia da Câmara Municipal do Funchal.
Nota dos editores: notícia publicada pela Câmara Municipal do Funchal a 30 de novembro de 2022.

DESTAQUES