Procurar
Close this search box.

Humanização do Ser

Este é um filme sobre caixas. Mas umas caixas especiais, colocadas em igrejas, onde podem ser deixados bebés para que sejam entregues para adoção.
BROKER. INTERMEDIÁRIOS, realizado por Hirokazu Koreeda.

Numa noite chuvosa, uma mãe regressa a uma igreja para buscar o seu bebé que tinha deixado ali para ser adotado. Acaba por encontrar dois homens que roubam os bebés para os vender no mercado negro para adoção. A partir desse encontro, os três decidem realizar uma viagem para entrevistar potenciais pais adotivos do bebé, sem imaginar que a presença dessa criança irá marcar as suas vidas.

Após uma reviravolta do destino os protagonistas ficam a cargo do que lhes mudou a vida.

Tristes, angustiados e sem sentido era como se sentiam antes, fazendo o que lhes aparecia, para poderem sobreviver. Ao encontrarem esta criança, olham para o futuro e decidem fazer algo para o bem da mesma. Decididos a viver para a criança, encontram maneiras de conhecer os potenciais pais de adoção, para encontrar para um porto seguro onde seja criada a vida que lhes foi entregue.

Hirokazu Koreeda nasceu em Tóquio, em 1962. Originalmente pretendia ser romancista, mas depois de se formar na Universidade de Waseda, em 1987 tornou-se assistente de direção na TV Man Union. Fugiu do set para filmar Mou hitotsu no kyouiku – Ina shogakkou haru gumi no kiroku (1991). Realizou uma primeira longa metragem, Maboroshi no hikari, em 1995, seguindo-se um romance, Teru Miyamoto, baseado nas suas próprias experiências durante as filmagens de Kare no inai hachigatsu ga (1994). Pelo seu trabalho, foi distinguido com os prémios do júri nos festivais internacionais de cinema de Veneza e de Chicago. Os principais temas de sua obra incluem a memória, a perda, a morte e a interseção de narrativas documentais e ficcionais.

BROKER – INTERMEDIÁRIOS é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 6 e 7 de Janeiro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Com foco na Coreia do Sul, o filme visa a caracterizar as personagens conforme elas se deslocam pelo país.

De região para região, as pessoas reagem diferentemente ao facto do grupo ter adotado a criança e de por ela ser responsável. Diferentes reações geram diferente aceitação de localidade para localidade à medida que a viagem se desenrola.

É uma experiência para a qual o deixamos e convida-lo a ver este documentário, na nossa companhia. Confira no site do Screenings Funchal e fique com a antevisão.

Alexandre Freitas
ET AL.
Com imagens da película realizada por Hirokazu Koreeda.

DESTAQUES