Procurar
Close this search box.

Violante Matos fala do seu livro de eleição de José Saramago

No Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, Violante Matos fala do seu livro de eleição de José Saramago.

A Galeria Anjos Teixeira promove, na próxima quinta-feira, 28 de julho, às 19:00, um encontro com Violante Matos, que falará sobre o seu livro de eleição de José Saramago.

Esta iniciativa integra-se no ciclo de conversas, que se prolongarão ao longo do mês de agosto, intituladas “Palavra Resistente”, promovidas na Galeria Anjos Teixeira enquanto programação invocativa do “Centenário de José Saramago”.

Violante Matos nasceu em Lisboa, em 1947, e licenciou-se em Biologia. Foi professora do ensino secundário e técnica de controle laboratorial de alimentos. Desenvolve uma intervenção cívica ligada ao ambiente e ao ordenamento do território. Ativista e dirigente da luta estudantil contra a ditadura e a guerra colonial, foi presa no 1.º de Maio de 1973, tendo cumprido 3 meses na prisão de Caxias. Depois da Revolução de Abril de 1974, continuou a ter intervenção política, quer a nível partidário, quer em movimentos cívicos com destaque para os de apoio a Timor-Leste, contra a guerra do Iraque e pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Foi deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, entre 1996 e 2000, e em 2006. Entre 1997 e 2001, foi vereadora na Câmara Municipal do Funchal. Publicou os seguintes livros: Quinas, pelo Mar Fora… (2018), Quinas, uma Viagem à Ria (2019), Tixa a Presidente! (2019), Quando o Verão Amadurece (2020), e De Memória nos Fazemos (2022).

A Galeria Anjos Teixeira fica na rua João de Deus, n.º 12, no Funchal.

Galeria Anjos Teixeira
Com fotografia de Sincerely Media.

DESTAQUES