Procurar
Close this search box.

Prevenção é bué ação no Imaculado Coração

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência, estabeleceu uma parceria com a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, no sentido de desenvolver um projeto designado “Viver a Prevenção no Imaculado”, visando a prevenção do consumo de substâncias psicoativas na comunidade local.

Este projeto prevê o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas preventivas ajustadas à realidade sócio cultural e abrangendo diferentes públicos-alvo. Pretende-se, assim, intervir nesta freguesia de forma integrada, com maior incidência no Meio Familiar e Escolar.

No contexto escolar, a intervenção visa a promoção de ações e práticas educativas, pela comunidade escolar em geral, favorecedoras do desenvolvimento de competências que possibilitem a adoção de comportamentos saudáveis e a recusa face ao consumo de drogas.

Neste sentido surgiu o concurso: Escreve o Teu Slogan que visou sensibilizar para a prevenção das toxicodependências e fomentar para os hábitos de vida saudáveis.

Os trabalhos foram avaliados de acordo com a criatividade e originalidade que apresentaram. O Júri responsável pela apreciação e avaliação dos trabalhos foi constituído pelo Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o Diretor e dois elementos da equipa técnica do Serviço de Prevenção de Toxicodependência. O slogan vencedor será utilizado como mote do projecto.

O grupo vencedor constituído por três alunas da Escola da APEL, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e missão do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

A visita de estudo decorreu no dia 16 de Setembro às 10h00, e teve a duração de duas horas. Não há como as palavras das próprias alunas para demonstrar o seu contentamento, desta que foi uma experiência certamente memorável. “Estava prestes a começar a aventura e nós nem a mínima ideia fazíamos… sexta-feira, estava marcada a nossa tão esperada visita ao OEDT. Fomos recebidas pelo Dr. Ignácio Molinni, um dos responsáveis pelo diálogo com os diferentes países da União Europeia, que nos conduziu a uma das salas das instalações, onde nos esperava a Dra. Maria Moreira. Esta prosseguiu com uma apresentação em que nos explicou o que era o OEDT e o papel que este desempenha na União Europeia e na sociedade.… achamos que esta viagem, e nomeadamente a visita ao OEDT, foi muito enriquecedora na medida em que pudemos compreender o funcionamento da UE, assim como das suas instituições derivadas. Esta viagem foi também como que um “abrir de olhos” para uma realidade que assola muitos jovens da atualidade que nos rodeiam e sobre a forma como podemos atuar em relação aos mesmos. Desta forma, sentimo-nos cidadãs participativas e úteis ao sabermos que, com o nosso slogan, contribuímos para esta nobre causa e com um pequeno gesto podemos ajudar para uma grande mudança!”

Filipa Mendonça
Psicopedagoga
Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais
IP – RAM Serviço de Prevenção de Toxicodependência

DESTAQUES