Saúde mental, leitura e escrita: dia 28 de novembro há ENCONTRO DE LEITORES para conversar sobre a obra de Deodato Rodrigues

Saúde mental, leitura e escrita: dia 28 de novembro há ENCONTRO DE LEITORES para conversar sobre a obra de Deodato Rodrigues

No verão, Deodato Rodrigues lançou o seu primeiro romance, O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, editado pela CADMUS, chancela da ACADÉMICA DA MADEIRA. Na terça-feira, 28 de novembro, às 18:00, os leitores são convidados para um momento de partilha no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Aberto a todos os interessados em partilhar impressões de leitura e aos que ainda não tiveram a oportunidade de ler O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, o ENCONTRO DE LEITORES do dia 28 de novembro será um convívio entre os apreciadores da leitura e um momento de troca de ideias.

Com a cabeça na Lua!

Luna e o Bochechinhas, o livromante, são personagens criadas por Andreia Baptista e que têm feito as delícias das crianças da Madeira. No início de 2023, a escritora faz o balanço da receção do seu primeiro livro e fala de projetos futuros.

Deodato Rodrigues, recentemente distinguido pela Câmara Municipal do Funchal com uma menção honrosa na edição de 2023 do Prémio Literário Edmundo Bettencourt, estará presenta no encontro. O Colégio dos Jesuítas do Funchal, onde decorre o encontro de leitores, recebeu o lançamento da obra no verão deste ano.

A ACADÉMICA DA MADEIRA tem editado dezenas de obras ao longo dos anos. Carlos Diogo Pereira, editor da IMPRENSA ACADÉMICA e da CADMUS, refere que se trata de uma aposta na cultura e, além disso, de um trabalho no campo da saúde mental. O editor afirma que “mesmo que pouco visível ou mediático, a leitura desempenha um papel central nos mecanismos de saúde mental dos leitores sendo uma das boas consequências do trabalho das nossas editoras”.

Metodologia de Trabalho é tema de formação

O psicólogo Tiago Moderno realiza uma formação que ajudará os estudantes a melhorar o seu desempenho escolar, no âmbito do programa MENTES BRILHANTES. Aberta a todos os estudantes da UMa, a inscrição é gratuita.

A ligação entre a literacia e a saúde é evidenciada por vários estudos. O inglês National Literacy Trust, através de Christina Clark e Anne Teravainen-Goff, refere que “os problemas de saúde mental são uma das principais causas da carga global de doenças, e que metade dos problemas de saúde mental na idade adulta se manifestam antes dos 14 anos”.

Quais são as possíveis razões para a pandemia silenciosa que assistimos? Segundo o estudo, “estima-se que uma em cada seis pessoas experimentou um problema comum de saúde mental na semana passada, e as redes sociais, omnipresentes na vida dos jovens, têm sido associadas à ansiedade, à depressão e à baixa autoestima”.

Sacramento Kengas, Al-Kakaki FC e Meia Bola FC no pódio da festa do futsal

A investigação científica indica que atividade física “tem sido frequentemente demonstrada como uma forma de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o humor”. A 20.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, foi mais uma atividade em prol da saúde mental. A competição sagrou os Sacramento Kengas como campeões. A prata ficou com os Al-Kakaki FC e o bronze foi conquistado pelos Meia Bola FC.

A publicação Reading Between the Lines: the Benefits of Reading for Pleasure, da Quick Reads em colaboração com Josie Billington, indica que “um em cada quatro leitores (23%) afirma que um livro os ajudou a perceber que outras pessoas passaram pela mesma situação e, portanto, a se sentir melhor em relação ao seu caso. Essa descoberta é corroborada por pesquisas existentes numa variedade de populações que sofrem de problemas de saúde mental”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Kévin et Laurianne Langlais.

Palavras-chave