Nos dias 01 e 02 de novembro, estará em exibição Megalopolis, do grande cineasta ítalo-americano Francis Ford Coppola, que dirigiu a trilogia O Padrinho inspirada no romance do mesmo nome de Mario Puzo. Megalipolis é uma história inspirada pela Roma clássica, em que Coppola nos transporta para uma Nova Roma contemporânea, nos EUA, onde um conflito entre o artista visionário Cesar Catilina e o prefeito reacionário Franklyn Cícero explora os dilemas da utopia contra o status quo. No meio desse embate, Julia Cícero, filha do prefeito, vê sua lealdade dividida, enquanto procura entender o que realmente acredita ser o destino da humanidade.
No Interior do Casulo Amarelo, do jovem realizador vietnamita Thien An Pham, é a proposta para 08 e 09 de novembro. Após a morte inesperada da cunhada, Thien retorna à sua aldeia natal para cuidar do sobrinho Dao e procurar o irmão desaparecido. Num enredo de redescoberta, o filme leva-nos por uma jornada sensorial e introspetiva sobre perdas, responsabilidades e o encontro consigo mesmo. Vencedor da Caméra d’or, no Festival de Cannes de 2023, é uma obra imersiva e visualmente deslumbrante.
A 15 e 16 de novembro, o filme exibido vem da Suécia. O Paraíso Queima, de Mika Gustafson. Neste drama, as irmãs Laura, Mira e Steffi enfrentam a ausência da mãe e a possibilidade de serem separadas pelos serviços sociais. A urgência de proteger a família leva Laura a tomar decisões difíceis, retratando o delicado equilíbrio entre a liberdade da infância e as dificuldades da adolescência. Gustafson oferece uma obra poética e realista sobre o vínculo familiar e o amadurecimento.
Junto ao arame farpado
Rudolf Höss é o comandante de Auschwitz, Hedwig é a sua mulher. Juntos tentam construir uma vida de sonho para a família numa vivenda ajardinada, junto ao famoso campo de concentração nazi na Polónia.
A Odisseia de Argélia por Karim Aïnouz
“Marinheiro das Montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai
Bowling Saturno, da diretora francesa Patricia Mazuy, será exibido a 22 e 23 de novembro. Guillaume, um detetive da polícia, herda o salão de bowling do pai e entrega-o ao seu meio-irmão, Armand, na esperança de reconstruir sua relação. A situação complica-se quando Guillaume descobre uma série de homicídios ligados ao salão. Mazuy constrói um intenso thriller noir que questiona a masculinidade tóxica e a violência, trazendo uma atmosfera sombria e enigmática.
Da Rússia, Ilya Povolotsky, apresenta-nos o seu Graça, que encerra o mês, a 29 e 30 de novembro. Numa viagem pelas vastas paisagens da Rússia, um pai introvertido e sua filha adolescente vivem numa caravana que se transforma num cinema itinerante. Entre as paisagens impressionantes e a melancolia de suas interações, o filme revela a complexa relação entre pai e filha, embalada por uma diversidade cultural única daquele que é o mais vasto país do mundo.
Clientes com o Cartão NOS podem desfrutar de uma promoção exclusiva de dois bilhetes pelo preço de um! Se vier sozinho, além do bilhete, ganha um menu de pipocas e bebida pequeno.
Não perca estes momentos de grande cinema, todos os fins de semana de novembro no NOS Fórum Madeira. Para mais informações, acesse ao portal da Screenings Funchal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Denise Jans.