As sombras da educação iraniana

As sombras da educação iraniana

Este artigo tem mais de 1 ano

Neste documentário, Abbas Kiarostami questiona vários estudantes sobre os seus trabalhos de casa escolares. As respostas de algumas crianças revelam o lado mais sombrio do método de educação iraniano.

No provocativo documentário Trabalhos de Casa, mergulhamos no mundo das crianças ao explorar o universo das suas tarefas escolares. Por meio de entrevistas perspicazes, Kiarostami lança luz sobre a educação e revela desafios e tensões que permeiam esse método de ensino.

Amor de mãe

“A Civil conta a história de Cielo, uma mãe à procura da sua filha, raptada por um gangue criminoso no norte do México. Perante a falta de apoio das autoridades

Abbas Kiarostami foi um conceituado cineasta e argumentista iraniano, nascido a 22 de junho de 1940, em Teerão, Irão. É amplamente reconhecido como um dos realizadores mais influentes e aclamados do cinema contemporâneo. Kiarostami começou a sua carreira como pintor e designer gráfico, mas rapidamente se interessou pelo cinema. O seu primeiro filme, O Viajante, captou a atenção da crítica e do público, marcando o início de uma notável trajetória cinematográfica. Abbas Kiarostami faleceu a 4 de julho de 2016, deixando um legado significativo no mundo do cinema. A sua contribuição artística e a sua abordagem inovadora continuam a inspirar cineastas e espectadores em todo o mundo.

Abbas Kiarostami questiona vários estudantes sobre os seus trabalhos de casa escolares

As respostas dos jovens protagonistas revelam uma visão impactante e, por vezes, sombria da educação, expondo as dificuldades enfrentadas no sistema educacional e revelando as nuances da vida familiar que muitas vezes influenciam esse processo. O documentário é um olhar revelador sobre as complexidades e consequências do ensino e uma reflexão sobre o sistema educacional contemporâneo.

O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere a exibição do filme Trabalhos de Casa para sexta e sábado, 26 e 27 de maio. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm direito a dois bilhetes pelo preço de um. Caso o cliente deseje assistir sozinho, terá direito a um bilhete, além de um menu pequeno de pipocas e bebida como oferta. É uma excelente oportunidade para desfrutar de mais um grande momento de cinema proporcionado pelo Screenings Funchal.

Almas em Conflito

Num thriller psicológico na mente de Fernando Pessoa, o CLUBE DO NADA, povoado pelos seus heterónimos, vê-se perturbado pela chegada de uma mulher sofisticada. Enquanto isso, Álvaro de Campos, heterónimo vanguardista, desafia violentamente a autoridade de Pessoa, desencadeando um conflito intenso no universo do poeta.

Convidamo-lo a assistir a este filme com a nossa companhia. Até lá, dê uma vista de olhos no portal do Screenings Funchal e veja a antevisão que lhe deixamos.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Abbas Kiarostami.

Palavras-chave