Procurar
Close this search box.

As sombras da educação iraniana

Neste documentário, Abbas Kiarostami questiona vários estudantes sobre os seus trabalhos de casa escolares. As respostas de algumas crianças revelam o lado mais sombrio do método de educação iraniano.

No provocativo documentário Trabalhos de Casa, mergulhamos no mundo das crianças ao explorar o universo das suas tarefas escolares. Por meio de entrevistas perspicazes, Kiarostami lança luz sobre a educação e revela desafios e tensões que permeiam esse método de ensino.

Jacqueline Lentzou rompe com a tradicionalidade familiar

O arrependimento pelas atitudes inconscientes na fase de adolescência é uma das nossas principais tendências, enquanto seres humanos. Por vezes, tomamos decisões que nos condicionam para toda a vida. No entanto, o que aconteceria se o universo nos chamasse à razão durante esse período? Iríamos ainda a tempo de mudar

Abbas Kiarostami foi um conceituado cineasta e argumentista iraniano, nascido a 22 de junho de 1940, em Teerão, Irão. É amplamente reconhecido como um dos realizadores mais influentes e aclamados do cinema contemporâneo. Kiarostami começou a sua carreira como pintor e designer gráfico, mas rapidamente se interessou pelo cinema. O seu primeiro filme, O Viajante, captou a atenção da crítica e do público, marcando o início de uma notável trajetória cinematográfica. Abbas Kiarostami faleceu a 4 de julho de 2016, deixando um legado significativo no mundo do cinema. A sua contribuição artística e a sua abordagem inovadora continuam a inspirar cineastas e espectadores em todo o mundo.

Abbas Kiarostami questiona vários estudantes sobre os seus trabalhos de casa escolares

As respostas dos jovens protagonistas revelam uma visão impactante e, por vezes, sombria da educação, expondo as dificuldades enfrentadas no sistema educacional e revelando as nuances da vida familiar que muitas vezes influenciam esse processo. O documentário é um olhar revelador sobre as complexidades e consequências do ensino e uma reflexão sobre o sistema educacional contemporâneo.

O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere a exibição do filme Trabalhos de Casa para sexta e sábado, 26 e 27 de maio. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm direito a dois bilhetes pelo preço de um. Caso o cliente deseje assistir sozinho, terá direito a um bilhete, além de um menu pequeno de pipocas e bebida como oferta. É uma excelente oportunidade para desfrutar de mais um grande momento de cinema proporcionado pelo Screenings Funchal.

Remorsos de amor

Este fim de semana, a Screenings propõe-nos uma leitura cinematográfica do romance de Shusaku Endo “A Mulher que eu Abandonei”, que retrata uma nova burguesia emergente na sociedade japonesa dos meados do século XX, urbana e desenraizada da sua cultura.

Convidamo-lo a assistir a este filme com a nossa companhia. Até lá, dê uma vista de olhos no portal do Screenings Funchal e veja a antevisão que lhe deixamos.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Abbas Kiarostami.

DESTAQUES