Quando as atividades de integração dos novos estudantes parecem estar encerradas, a ACADÉMICA DA MADEIRA apresenta uma campanha que pretende alertar os estudantes para as problemáticas do universo da saúde mental, apelando que a receção e a integração dos estudantes continue.
A peça começa por indicar que “as pessoas não fingem problemas, elas fingem estar bem”, passando a ilustrar um cenário letivo ao longo do tempo, onde duas protagonistas interagem. No fim, o vídeo indica que “às vezes pode ser claro quando um colega está a lutar para ultrapassar os seus problemas”, “outras vezes os sinais são quase imperceptíveis”. A ACADÉMICA DA MADEIRA indica que a peça foi baseada num vídeo produzido pelo Norwich City Football Club, em outubro de 2023, sobre a saúde mental.
A produção, como refere a ACADÉMICA DA MADEIRA, “centra-se nas problemáticas da saúde mental, alertando sobre o risco de abandono e de desistência, chamando a atenção para a necessidade que garantir um bom ambiente universitário, onde todos os estudantes desempenham um papel de protagonista neste processo”.
Portugueses com ensino superior têm salários 49% mais altos do que os com ensino secundário completo
Um recente relatório da Fundação José Neves revelou resultados conclusivos entre os dados da educação e da empregabilidade em Portugal, destacando que quem termina o ensino superior aufere salários 49% superiores com os que completam apenas o ensino secundário.
Estudantes contestam descongelamento de propinas
Associações estudantis criticam o descongelamento das propinas, considerando-o um retrocesso nas políticas públicas e um agravamento das condições de vida dos
Há alguns dias, a ET AL. noticiou que um inquérito da Direção-geral do Ensino Superior revelou um “aumento de problemas de saúde mental entre estudantes universitários”. O inquérito destacou que quase dois terços dos estudantes (59%) consideram os apoios existentes para saúde mental totalmente insuficientes.
No início deste mês, o governo anunciou o início da distribuição dos cheques-psicólogo e cheques-nutricionista pelas instituições de Ensino Superior. Os “cheques proporcionam o acesso a cuidados de saúde mental e física a estudantes”. Os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, revelados no verão, indicavam que a “taxa de desistência do Ensino Superior atingiu um máximo em 2022-2023“. Há, no entanto, dúvidas sobre a medida do governo, como explicou a presidente da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Olga Oliveira Cunha, referindo que “muitos estudantes não poderão beneficiar do programa de cheque-psicólogo, aprovado pelo Governo, devido aos critérios restritivos usados na seriação dos candidatos a este apoio”.
A ACADÉMICA DA MADEIRA refere que o seu programa de integração também “passou pela partilha de testemunhos sobre os primeiros dias de aulas e pelas experiências dos estudantes dos anos avançados“. Terminado o APROCHEGA-TE, a ACADÉMICA DA MADEIRA refere que “as atividades de integração continuam”. Segundo a estrutura associativa, “o programa que incluiu a cultura, a música e o desporto foi uma amostra do que a ACADÉMICA oferece ao longo de todo o ano, sendo que o GUIA DO ESTUDANTE é uma peça de consulta fundamental para compreensão da nova realidade que os estudantes experimentam”.
Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Allef Vinicius.