A Universidade da Madeira (UMa) vai marcar presença na Conferência Internacional Arte e Saúde, que se realiza a 10 de novembro, no edifício sede da EDP, em Lisboa, através da participação da equipa do Serviço de Psicologia (SPUMa), em conjunto com uma docente da Faculdade das Ciências Sociais (FCS), que irá fazer uma comunicação em formato poster, intitulada “Promoção do Bem-estar psicológico na Universidade da Madeira: WellBEING Spots de Teatro e de Artes Visuais”.

Todos merecem ser MENTES BRILHANTES
O programa MENTES BRILHANTES é apresentado pela ACADÉMICA DA MADEIRA no dia 17 de maio, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT).

Evitemos os burnouts académicos
Vivemos num tempo difícil marcado pela pandemia , por um grande conflito que envolve duas potências atómicas da Europa e com
Dora Pereira, Filipa Oliveira, Marta Fernandes e Luciana Ferreira (respetivamente, Coordenadora e membros da equipa do SPUMa) e Ana França Kot-Kotecki (Professora Auxiliar da FCS) vão apresentar os WellBEING Spots de Teatro e de Artes Visuais, inseridos no âmbito do WellBEING UMa – Ser UMa é bem-estar na UMa, um projeto desenvolvido com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o objetivo promover a literacia em saúde psicológica e contribuir para promoção do bem-estar psicológico dos estudantes e da comunidade académica da UMa.
Realce ainda para a participação de Carina Freitas, Médica Pedopsiquiatra e Professora Auxiliar convidada da Faculdade das Ciências da Vida da UMa, que além de integrar a Comissão Organizadora e Científica da Conferência, será, também, oradora no Painel 4: “O Papel das Artes na Melhoria da Saúde”, com a comunicação, intitulada “A Audição de Música Familiar como uma Experiência Terapêutica” (Listening to Familiar Music as a Therapeutic Experience).

Papel da música no desenvolvimento humano
Sabe-se também que a exposição precoce à música além de facilitar a emergência de talentos, contribui para a construção de um cérebro biologicamente mais conectado. O aparecimento do ser humano veio trazer uma nova interpretação e associação desta à linguagem universal e criativa que conhecemos nos tempos de hoje. Quando

Saúde mental, leitura e escrita: dia 28 de novembro há ENCONTRO DE LEITORES para conversar sobre a obra de Deodato Rodrigues
No verão, Deodato Rodrigues lançou o seu primeiro romance, O INTENSO LABOR DOS TENTILHÕES, editado pela CADMUS, chancela da ACADÉMICA DA
A conferência é organizada pelo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e tem como objetivo partilhar e refletir sobre as práticas que se situam no cruzamento entre a arte e a medicina, numa abordagem transdisciplinar. Vai reunir profissionais e investigadores de catorze países e campos disciplinares diferentes, com o intuito de compreender de que forma a arte e a ciência podem ser combinadas e, por conseguinte, contribuir para a mudança e uma melhor qualidade de vida.
Recorde-se que, como avançado pela UMa, no ano letivo 2023-2024, o SPUMa “irá dar continuidade ao Projeto Wellbeing UMa “Ser UMa é Bem-estar na UMa”, 2.ª edição, que contará com algumas novidades”. Segundo a organização, “através deste projeto pretendemos continuar a promover a Literacia em Saúde Psicológica e contribuir para a promoção do Bem-estar Psicológico dos estudantes e de toda académica da UMa.”
Universidade da Madeira
Com fotografia de Max van den Oetelaar.
Nota dos editores: a sinopse e o último parágrafo do artigo não são da autoria da UMa. No artigo, os editores optaram por retirar a referência “professora doutora” antes do nome de alguns citado, por não existir referências aos títulos ou cargos de outros citados no artigo.