Procurar
Close this search box.

Madeira United não dão hipótese no TROFÉU DO REITOR

A 18.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário e da Associação da Madeira de Desporto para Todos, teve as inscrições esgotadas com oito equipas a integrar a competição. O certame regressa em julho.
Os Madeira United, de coletes laranjas, disputam o jogo contra os Vilões do Ribeiro Real na 18.ª edição do TROFÉU DO REITOR. Fotografia de Adriana Martins.

Boa disposição, melhorias no campo, variedade de modalidades e convívio foi o que mais se ouviu dos jogadores entrevistados pela ET AL. no polidesportivo da Quinta de São Roque.

TROFÉU DO REITOR regressa em julho

O TROFÉU DO REITOR está de volta com a sua XIX edição. Será dia 8 de julho, no campo da Quinta de São Roque, que irá decorrer o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário, da Associação da Madeira de Desporto

Paulo Henriques, jogador do Madeira United, confessava que pretendia “chegar à final e ganhar”. E, pela segunda vez consecutiva, a sua equipa liderada por Max Pestana, venceu a prova interuniversitária, deixando os FF, liderados por João Andrade, na segunda posição.

Os Madeira United e os Inter de Melão lideraram o ataque, com 13 golos marcados cada um, sendo a equipa de Francisco Gomes a que teve a melhor defesa, com cinco golos sofridos. Os Vilões do Ribeiro Real, com quatro golos na sua baliza, não passaram da fase de grupos. Henrique Ornelas, capitão dos Vilões do Ribeiro Real, esperava “vencer o torneio”.

Madeira United venceu a 18.ª edição da competição

Pedro Gouveia, dos Inter de Melão, uma equipa estreante, defende que “acima de tudo”, se pretendia “divertir e tentar chegar o mais longe possível no torneio”, tendo conseguido alcançar a terceira posição. O estudante de Educação Física e Desporto acredita que seria importante “fazer torneios em outras modalidades”, não ficando restrito ao futsal.

Foram 62 atletas inscritos na 18.ª edição do TROFÉU DO REITOR, que registou 57 golos nas balizas. A arbitragem, que esteve sob responsabilidade da Associação de Técnicos de Arbitragem da Região Autónoma da Madeira, marcou 12 cartões amarelos, sem registo de cartões vermelhos nesta edição.

Os Apartinaikos, uma das equipas mais antigas em competição e que representam os estudantes e antigos estudantes do curso de Medicina, confessaram que estavam “com as expectativas altas, mas não está a correr como queríamos”. “Agora só esperamos nos divertir e marcar o número máximo de golos”. Francisco Freitas defende que as competições desportivas são importantes “porque nós temos sempre aquele stress da universidade e isto ajuda-nos a descontrair e a fazer amigos de outros cursos”.

TROFÉU DO REITOR com novas regras neste sábado

A primeira edição deste ano letivo pretende que todas as equipas tenham um mínimo de três estudantes da UMa, do ISAL ou da ESESJC incentivando o caráter universitário da competição, o torneio interuniversitário mais antigo da Madeira.

José Abreu, dos CV Boys, defendeu a qualidade da sua “boa equipa” e a expetativa de “ficar em 1.º ou 2.º lugar porque temos equipa para isso”. O jogador defende a importância de um profissional de saúde na prova que acredita ser “uma boa maneira de conhecer novas pessoas e novos jogadores, e acima de tudo divertimo-nos”. Considera ser “um evento muito bom”e que está “a gostar muito de participar, Calmo, tranquilo. E é isso que queremos, diversão!”. Com sete golos sofridos e 11 marcados, a equipa chegou à semifinal.

Lucas Seixas, estudante de Economia, gostou da organização que “em relação ao último melhorou bastante e acho que só tende a melhorar”. Para o jogador, modalidades como andebol ou voleibol também poderiam integrar competições universitárias.

Os FF foram os vice-campeões

Os Kengas FC não conseguiram chegar tão longe como na edição anterior. Rodrigo Silva, antigo estudante da Universidade da Madeira, mostrou-se satisfeito com a participação, esperando divertir-se “com os meus amigos, matar as saudades de pessoas que eu já não via há bastante tempo e jogar à bola”. Neste torneio, reduzidos a cinco jogadores, os Kengas FC marcaram quatro golos e sofreram cinco.

Nuno Perestrelo, jogador dos FF, outra equipa estreante, defende que “deveria haver mais [torneios] para que possamos promover ainda mais a prática desportiva e a lutar contra a obesidade”. A sua equipa foi a quarta melhor em golos marcados (8), mas foi a segunda com mais bolas na baliza, totalizando 10.

O Troféu do Reitor regressa no mês do Mundial

A nova edição do Troféu do Reitor, o torneio inter-universitário de futsal organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, abriu as inscrições. A competição acontece no dia 26 de novembro, no campo polidesportivo da Quinta de São Roque, no Funchal.

Deste modo, o torneio contou com duas equipas estreantes no pódio, tendo os Inter de Melão alcançado o terceiro lugar ao derrotar, no jogo de terceiros e quartos, por três a zero, o conjunto dos CV Boys. A finalíssima, disputada entre a FF e os Madeira United, viu os jogadores da FF saírem derrotados, por cinco a um, granjeando-lhes o segundo lugar da competição. Os Madeira United sagraram-se vencedores, ficando no lugar mais alto do pódio como bicampeões, pois foi a sua segunda vitória consecutiva no Troféu do Reitor, somando já sete conquistas neste campeonato.

Quase unânime entre os participantes foi a opinião da necessidade do sintético do Campus Universitário da Quinta de São Roque receber trabalhos de manutenção. Mais de dez anos de utilização pesam na qualidade do polidesportivo e acabam por comprometer a qualidade e segurança das competições e atividades.

Tomás Santos Pontes
Com Vítor Vasconcelos
ET AL.
Com fotografia de Adriana Martins.

DESTAQUES