A Ministra falava na sessão de encerramento da 8ª edição da Conferência «Caminhos do Conhecimento», que decorreu em Évora, no Dia Nacional do Cientistas.
Recordando o anterior homólogo – José Mariano Gago – Elvira Fortunato referiu que o dia «foi recheado de atividades científicas e de divulgação de ciência na cidade de Évora» e «que de novo homenageou Mariano Gago, que faria hoje 75 anos».

“Pelo fim das taxas de admissão a provas de doutoramento”. A discussão da petição vai começar.
A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência solicitou informações para várias estruturas associativas. A 6 de outubro, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entregou, à Assembleia da República, a petição sobre as taxas cobradas para entrega de teses, como noticiado pela ET AL. Tivemos conhecimento de que, pelo

As lutas, as conquistas e as reivindicações!
Um dia de comemoração, que assina as lutas, as conquistas e as reivindicações! A ACADÉMICA DA MADEIRA assinala o DIA NACIONAL
A Ministra disse que «este é também o dia em que homenageamos todos os cientistas portugueses», referindo-se a eles como «o recurso mais precioso do sistema científico», relativamente à qualidade e excelência do seu trabalho.
Elvira Fortunato destacou a criação de uma Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico no âmbito do «Concurso de Bolsas de Doutoramento 2023», através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e que permite «o apoio a doutorandos que queiram desenvolver a sua atividade de investigação em entidades não académicas», como empresas, entidades do setor social, da administração pública, entre outras.
Novos programas
Paralelamente este programa – que «continuará no próximo ano» – A Ministra afirmou que será acrescentado um outro de Estímulo ao Emprego Científico para doutorados em entidades não académicas. Ambas as medidas visam promover o emprego altamente qualificado e a integração de doutorados.

Governo mantém o regime excecional de funcionamento de júris em formato de videoconferência
Manutenção do regime excecional de funcionamento de júris, que vigorou durante a pandemia, pode reforçar a intenção manifestada pela ACADÉMICA DA MADEIRA e pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

From Donghua University to the Centro de Química da Madeira
“In Portugal, we have time to see, to experience, to discover which method or technique is best suited to a particular
Elvira Fortunato referiu ainda que o Governo está a tomar medidas para combater a precariedade laboral, relembrando os dois programas de financiamento, já lançados, o RESTART e o ERC Portugal, iniciativa em que «fomos pioneiros». Na mesma linha, revelou que será lançado «um segundo eixo, denominado ERC Pre-assessment» direcionado aos investigadores que se encontrem em fase de preparação de candidaturas ao Conselho Europeu de Investigação.
A Ministra disse que as medidas políticas tomadas são baseadas «em evidências que têm mostrado nos últimos anos, que internacionalmente, as carreiras académicas tradicionais já não conseguem absorver o número crescente de doutorados» e, perante a conjuntura nacional, «em julho substituiremos um instrumento de financiamento, propondo um novo programa denominado FCT-Tenure», com o objetivo de promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes.
FCT em Números
Elvira Fortunato encerrou o último painel da sessão «Os cientistas e a cultura científica em Portugal, Passado, Presente e Futuro», referindo a nova funcionalidade no website da FCT, lançada hoje e denominada «FCT em Números» que, a partir de agora, permite «o acesso direto às suas bases de dados», na qual são colocados à disposição da comunidade científica e académica, mas também da população em geral, dados estatísticos da sua atividade.

Calendário de concursos FCT para 2023 anunciado
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia disponibilizou o calendário de concursos previstos para 2023. Os concursos individuais terão o aviso de abertura a 1 de março de 2023, com a submissão de candidaturas entre 4 de abril e 3 de maio de 2023.

Primeira evidência de formigas, na Madeira, remonta ao início do Pleistoceno
Um fóssil encontrado na ilha da Madeira revela a existência de formigas nesta ilha há pelo menos um milhão e trezentos
A iniciativa de apresentação da «FCT em Números» ilustra mais um passo na execução da política de dados abertos da FCT e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que reforça o compromisso para com princípios de transparência, integridade e participação da comunidade científica.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Bee Naturalles.