Segundo o divulgado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), para o ano letivo 2023-2024, serão disponibilizadas 9127 vagas adicionais, representando um aumento de 2% em relação ao número inicial de vagas do ano anterior, para os ciclos de estudo que se concentram na formação de competências digitais. Foram adicionadas 82 vagas nos programas académicos com a maior concentração de estudantes de alto desempenho, elevando o número total dessas vagas para 5006.

Alunos do secundário obrigados a fazer exames mesmo a disciplinas já concluídas
Segundo o Expresso, os alunos com disciplinas já finalizadas, mas sem exame nacional realizado, terão de se submeter a provas para concluir o ensino secundário.

As várias formas de chegar ao ensino superior
Hoje em dia, frequentar o ensino superior adquire uma importância cada vez maior ao nível do contexto social em que estamos
O número de vagas para formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi definido em 8990, com foco em fortalecer a formação superior inicial e aumentar o número de graduados em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A DGES afirma que as metas de graduação definidas pelo PRR para 2026 serão atingidas com a oferta dessas vagas.
O concurso terá 54.036 vagas destinadas ao concurso nacional e 697 vagas destinadas aos concursos locais
As vagas em Medicina voltam a aumentar, com um total de 1541 vagas no Concurso Nacional de Acesso (CNA), comparado com 1534 em 2022. A Direção-Geral, refere que é possível que esse número continue a crescer, já que as vagas não preenchidas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado serão redirecionadas para a 1.ª fase do CNA pela primeira vez, otimizando assim o uso das vagas disponíveis em Medicina nas instituições públicas.

Os contingentes Especiais da Madeira e Açores estão em risco
A alteração do sistema de acesso ao Ensino Superior poderá implicar a eliminação dos contingentes especiais da Madeira e dos Açores. Durante os próximos meses, o ministério pretende apresentar uma proposta final com as alterações que serão implementadas em 2023, mas a ACADÉMICA DA MADEIRA já se mostrou contra qualquer alteração.

Aumento de vagas para cursos de Educação Básica no ensino superior
O despacho publicado pelo Governo permite às universidades aumentar significativamente as vagas para cursos de Educação Básica e mestrados de formação
Outro dado destacado foi o aumento de 12% no número de vagas para licenciaturas em Educação Básica, com a disponibilização de um acréscimo de 100 vagas.
Para 2023, a Universidade da Madeira não aumentou o número de vagas. Serão 675 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com a DGES.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Priscilla Du Preez.