
UMa já atribuiu centenas de bolsas de estudo
Em entrevista à Antena 1 Madeira, o administrador da Universidade da Madeira (UMa) indicou que a instituição atribuiu 700 mil euros em 400 bolsas de estudo no início de setembro.
As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.
Em entrevista à Antena 1 Madeira, o administrador da Universidade da Madeira (UMa) indicou que a instituição atribuiu 700 mil euros em 400 bolsas de estudo no início de setembro.
A Bolsa de Estudos e a Bolsa Local são dois instrumentos de apoio financeiro que o Governo Regional disponibiliza aos estudantes, oriundos dos estabelecimento de ensino da Madeira, que ficaram colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Esta semana, milhares de estudantes conheceram os resultados da da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). Em agosto, a ET AL. conversou com João Costa e Silva, responsável pelo Gabinete do Ensino Superior.
Quase 6 mil alunos foram avisados por SMS que vão receber bolsa de estudo. É a primeira vez que os apoios são atribuídos na fase de colocação.
As inscrições para a bolsa de estudos da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) estão disponíveis até 30 de setembro. O Regulamento de Atribuições de Bolsas de Estudo apresenta novas alterações, possibilitando um regular percurso académico a mais alunos.
Até 1 de setembro decorre a fase de candidatura ao alojamento na residência estudantil da Universidade da Madeira. O tema da habitação para estudantes durante o curso continua a ser um problema por resolver, sendo amplamente noticiado no período de matrículas do ensino superior. Em julho, o governo decidiu priorizar o alojamento de estudantes identificados como estando em “situação de emergência humanitária”, a par dos bolseiros deslocados.
614 estudantes ficaram colocados na Universidade da Madeira, através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). As matrículas arrancam na segunda-feira, 28 de agosto, de forma remota. Na 47.ª edição do CNA, houve uma redução de 0,7% dos colocados em Portugal, em relação à mesma fase de 2022.
Os colocados na Universidade da Madeira (UMa), através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), devem começar as matrículas no dia 28 de agosto. Os 59.364 estudantes que realizaram candidatura ao Ensino Superior em Portugal irão conhecer os resultados este fim-de-semana.
De quase 1500 estudantes candidatos na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, 680 concorreram à Universidade da Madeira (UMa). Os dados foram avançados por João Costa e Silva do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Madeira. O número de candidatos ao ensino superior em Portugal diminuiu ligeiramente em 2023, mas ainda continua acima dos níveis pré-pandemia.
As vagas dos concursos especiais e regimes especiais de acesso ao ensino superior público e privado no ano letivo 2023-2024 foram divulgadas este domingo, dia 28 de maio, completando-se assim a fixação de vagas de todas as vias de ingresso em instituições públicas e privadas.