Procurar
Close this search box.

Encontram-se a decorrer as candidaturas para a bolsa da DGES

As inscrições para a bolsa de estudos da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) estão disponíveis até 30 de setembro. O Regulamento de Atribuições de Bolsas de Estudo apresenta novas alterações, possibilitando um regular percurso académico a mais alunos.

Encontram-se a decorrer as candidaturas para bolsas de estudo para os estudantes a frequentar o Ensino Superior no próximo ano letivo. Com o prazo de entrega até 30 de setembro de 2023, futuros estudantes e atuais estudantes do 1.º e 2.º ciclos podem candidatar-se a bolsa, com financiamento de até 5981,73€. A bolsa de estudos, atribuída pelo Estado Português e de coordenação pelos Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira, possibilita um acesso maior ao Ensino Superior, fomentando a mobilidade social de centenas de jovens estudantes.

Para o ano letivo de 2023-2024, novas medidas foram introduzidas, sendo de destacar o alargamento do limiar de elegibilidade e a manutenção dos complementos de alojamento. A estrear, está a medida que permite aos alunos que se candidatem a um curso do Ensino Superior, e que beneficiam de abono de família, até ao 3.º escalão, terem acesso à disponibilização de resultado de elegibilidade para bolsa de estudo após candidatura. Os alunos inscritos em mestrados também beneficiam de um aumento no valor da bolsa de estudos, equiparando o valor ao atribuído aos alunos inscritos em licenciaturas.

“alargamento do limiar de elegibilidade”

A entrega do requerimento realiza-se no BeOn, a aplicação remota da DGES. A página da Direção-Geral disponibiliza ainda o simulador aos candidatos. Para estudantes que realizem inscrição num curso do Ensino Superior após 30 de setembro, o requerimento poderá ser submetido nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição.

Em caso de dúvidas, recomenda-se a consulta do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudos, ou o contacto com a SASUMa pelo email bolsas.estudo@sas.uma.pt.

Tiago Almeida
ET AL.
Com fotografia cedida pela Microsoft Windows.

DESTAQUES