O Mar como Personagem

O Mar como Personagem

Numa jornada às remotas ilhas dos Açores, a cineasta explora as histórias marítimas, os diários perdidos e as antigas fotografias. Essas ilhas mágicas, outrora alcançadas com longas viagens de barco, ganham vida na sua viagem a bordo dos modernos ferries.

Entre Ilhas é um documentário fascinante de Amaya Sumpsi que nos leva a uma jornada sensorial através das nove ilhas dos Açores. A cineasta explora as memórias dos habitantes, revelando uma época em que os barcos dominavam a vida dessas ilhas remotas, sendo a única ligação com o mundo exterior.

Reforço das capacidades espaciais do arquipélago dos Açores

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato assinou a extensão do acordo entre o Governo da República e a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) permitindo, assim, a permanência da ESA em Santa Maria por mais cinco anos.

A bordo de modernos ferries, ela desvenda histórias do mar e memórias perdidas. O filme é uma obra de arte que nos transporta para um mundo onde o tempo parece ter desacelerado, onde o mar era a única estrada e o apito dos barcos marcava a existência.

Amaya Sumpsi é uma realizadora e antropóloga espanhola com uma forte conexão com Portugal. Ela é conhecida por produzir documentários, incluindo Um Ramadão em Lisboa (2019) e Meu Pescador, Meu Velho (2013). Sumpsi é também uma doutoranda em Antropologia Visual na Universidade Nova de Lisboa e notabiliza-se pela sua abordagem próxima e pessoal ao explorar as histórias e os destinos das pessoas nas ilhas dos Açores.

África contra o Mundo

Pablo, um guerrilheiro latino-americano, e Zumbi, líder negro rebelde, juntam-se para libertar um país africano através de uma revolução violenta contra o mercenário alemão que governa, com a ajuda de um agente americano e um assessor português, em nome da misteriosa Marlene.

Com duas antestreias emocionantes, Entre Ilhas convida os espetadores a explorar a beleza e a singularidade dessas ilhas no meio do oceano Atlântico, onde o passado se entrelaça com o presente de maneira cativante.

Entre Ilhas é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 3 e 4 de novembro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

As agruras da vida numa ilha dourada

Há falta de água no Porto Santo e a vida torna-se penosa. Muitos emigram na promessa de uma vida melhor, mas um jovem e a sua prometida resistem na esperança de um futuro mais feliz na terra que os viu nascer.

Convidamos a assistir a esta longa metragem na nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Amaya Sumpsi.