Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Um novo conceito de tratamento no documentário de Nicolas Philibert

Um novo conceito de tratamento no documentário de Nicolas Philibert

Este artigo tem mais de 1 ano

O Adamant é um Centro de Dia único: é um edifício flutuante. Construído nas margens do Sena, no coração de Paris, acolhe adultos com problemas mentais, oferecendo-lhes uma estrutura de atendimento que os estrutura no tempo e no espaço, os ajuda a reconectar-se com o mundo, a encontrar um pouco de ‘momentum’.

Numa barcaça presa a um cai no meio do rio Sena, em Paris, funciona um centro de dia para pessoas que sofrem de perturbações mentais, aberto desde 2010. Não há dormitórios, nem camas, nem salas de tratamento, apenas ateliers de artes e um bar, onde tem lugar um tratamento baseado em dois tipos de terapia, o diálogo e a expressão artística. A equipa que o anima tenta resistir ao máximo à decadência e desumanização da Psiquiatria.

Emancipação nipónica

A viúva Nobuko partilha residência com Tamiko e Junjiro, os dois filhos do seu falecido marido. Tamiko é uma jovem mulher com pretensões de independência, enquanto que Junjiro vive acamado, acometido por uma doença e a tristeza de uma separação recente. As tensões familiares crescem quando Nobuko decide procurar um pretendente para casar com Tamiko. A escolha recai entre um mulherengo descarado e um romântico com problemas de assertividade. Autópsia das angústias do pós-guerra, o filme esboça um retrato imperdoável da nova sociedade japonesa.

Sobre o L’Adamant é um documentário de 110 minutos, realizado por Nicolas Philibert, com apoio dos pacientes e dos cuidadores do Centro de Dia L’Adamant, com argumento de Linda de Zitter e do próprio realizador.

Nicolas Philibert é um ator e cineasta francês, nascido em Nancy, em 1951. Formado em Filosofia pela Universidade de Grenoble, Philibert é um aclamado autor de documentários, género que lhe granjeou um César, o mais alto galardão do cinema francês, e com Prémio do Cinema Europeu, em 2002, por Ser e ter. Este ano, Sobre o L’Adamant rendeu-lhe o Urso de Ouro da categoria de documentário, no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Sobre L’Adamant é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 10 e 11 de novembro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

O outono também aquece

Duas pessoas solitárias encontram-se, por acaso, na noite de Helsínquia e tentam procuram o primeiro, único e último amor das suas vidas. O caminho para atingir esse objetivo está cheio de obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não saberem o nome um do outro. Em geral, a vida cria obstáculos no caminho dos que buscam a felicidade. Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe operária de Aki Kaurismäki.

Amor e Desejo

Um indivíduo que está num relacionamento amoroso intenso com uma escritora famosa, a qual é 30 anos mais velha, necessita de

LER MAIS...

Convidamos a assistir a esta longa metragem na nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Nicolas Philibert.

Palavras-chave