Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Um novo conceito de tratamento no documentário de Nicolas Philibert

Um novo conceito de tratamento no documentário de Nicolas Philibert

Este artigo tem mais de 1 ano

O Adamant é um Centro de Dia único: é um edifício flutuante. Construído nas margens do Sena, no coração de Paris, acolhe adultos com problemas mentais, oferecendo-lhes uma estrutura de atendimento que os estrutura no tempo e no espaço, os ajuda a reconectar-se com o mundo, a encontrar um pouco de ‘momentum’.

Numa barcaça presa a um cai no meio do rio Sena, em Paris, funciona um centro de dia para pessoas que sofrem de perturbações mentais, aberto desde 2010. Não há dormitórios, nem camas, nem salas de tratamento, apenas ateliers de artes e um bar, onde tem lugar um tratamento baseado em dois tipos de terapia, o diálogo e a expressão artística. A equipa que o anima tenta resistir ao máximo à decadência e desumanização da Psiquiatria.

Corpos em Movimento

O projeto Body-Buildings combina dança, arquitetura e cinema, fundindo diferentes identidades e conceitos. Foram desenvolvidas seis coreografias especialmente concebidas para seis

LER MAIS...

Sobre o L’Adamant é um documentário de 110 minutos, realizado por Nicolas Philibert, com apoio dos pacientes e dos cuidadores do Centro de Dia L’Adamant, com argumento de Linda de Zitter e do próprio realizador.

Nicolas Philibert é um ator e cineasta francês, nascido em Nancy, em 1951. Formado em Filosofia pela Universidade de Grenoble, Philibert é um aclamado autor de documentários, género que lhe granjeou um César, o mais alto galardão do cinema francês, e com Prémio do Cinema Europeu, em 2002, por Ser e ter. Este ano, Sobre o L’Adamant rendeu-lhe o Urso de Ouro da categoria de documentário, no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Sobre L’Adamant é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 10 e 11 de novembro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Amália Rodrigues e a paisagens do Porto Santo

Numa ilha deserta no meio do Atlântico, alguns náufragos sobrevivem caçando tartarugas gigantes que ali vivem. Entre eles estão um marinheiro e a sua mulher, relação ambígua que enfrenta obstáculos com a chegada do salvamento.

Convidamos a assistir a esta longa metragem na nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Nicolas Philibert.

Palavras-chave