Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Jovens e Rebeldes

Jovens e Rebeldes

Este artigo tem mais de 1 ano

Enquanto um grupo de trabalhadores tunisianos colhe figos, várias tunisianas criam amizades entre si através da partilha das suas opiniões sobre diversos assuntos. Algumas namoriscam com rapazes ao redor, enquanto outras expressam descontentamento com as limitações das suas vidas numa sociedade ainda profundamente patriarcal.

Na Tunísia, o filme Debaixo das Figueiras mostra um grupo de trabalhadores que se dedica à apanha dos figos, enquanto debaixo das frondosas figueiras, jovens moças estreitam laços e discutem os significados do amor, do casamento e da vida familiar.

Algumas delas conversam disfarçadamente com os rapazes locais, enquanto outras expressam abertamente a sua insatisfação perante as limitações impostas por uma sociedade ainda fortemente marcada pelo patriarcado.

Erige Sehiri é uma conceituada realizadora tunisina, nascida em 1982. Destacou-se no mundo do cinema com o seu talento singular. Além disso, o filme As-Sekka também obteve reconhecimento internacional, demonstrando a sua mestria na abordagem de temáticas sociais e culturais profundas.

O Mar como Personagem

Numa jornada às remotas ilhas dos Açores, a cineasta explora as histórias marítimas, os diários perdidos e as antigas fotografias. Essas ilhas mágicas, outrora alcançadas com longas viagens de barco, ganham vida na sua viagem a bordo dos modernos ferries.

A Vida como Arte

Em ‘Cidade Rabat’ acompanhamos o luto de Helena, uma produtora de cinema de quarenta anos, após o falecimento da mãe. Enquanto

LER MAIS...

Exibido no prestigiado Festival de Cinema de Cannes e protagonizado por atores amadores, Debaixo das Figueiras emerge como uma profunda reflexão sobre o que é ser jovem e tunisino, no século XXI, explorando as complexas questões de identidade e de liberdade num contexto sociocultural desafiador. Erige Sehiri, em sua estreia na realização, conduz esta narrativa envolvente com mestria.

Debaixo das Figueiras é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 13  e 14 de outubro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Uma família à moda de Panah Panahi

“Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo”.

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque 
ET AL.
Com fotograma da película de Erige Sehiri.

Palavras-chave