Procurar
Close this search box.

Mais de 32 mil bolseiros receberam bolsa de estudo em setembro

São mais 19 mil bolseiros pagos do que no mesmo mês do ano passado, o que representa um aumento de 154% .

32.232 estudantes do ensino superior receberam bolsa de estudo em setembro, mais de um terço dos alunos que se espera que venham a beneficiar deste apoio durante o ano letivo 2023-2024.

European elections and the future of European Union

The elections to the European Parliament are approaching, and, once again, millions of Europeans are called to vote. These elections are especially important, as crucial decisions will be taken in the coming years that will affect climate change, the resettlement of refugees and asylum seekers and the sovereignty of the

Pela Zona Velha

Associação Académica realiza, no segundo Sábado de cada mês, visitas gratuitas a pontos históricos da cidade e abertas a todos os

LER MAIS...

No ano letivo passado, por esta altura apenas 12.716 alunos estavam a receber bolsa de estudo. A diferença é ainda maior face aos anos letivos 2021-2022 e 2020-2021, quando o número de bolsas pagas no fim de setembro era, respetivamente, de 4751 e 437.

Desde o início da legislatura, o Governo já implementou diversas medidas de reforço de apoios sociais. Para além do alargamento do universo de estudantes bolseiros e do aumento dos montantes das respetivas bolsas e complementos, um dos eixos centrais das alterações foi a aceleração do processo de decisão de modo a dar mais cedo garantias aos estudantes que têm condições financeiras adequadas para frequentar o ensino superior.

Este ano, a bolsa de estudo foi atribuída automaticamente a todos os estudantes que beneficiam de abono de família até ao 3.º escalão (o ano passado a atribuição foi feita apenas aos beneficiários do 1.º), e as decisões sobre bolsas de estudo foram antecipadas para a fase de colocação, tendo sido notificadas no mesmo dia da divulgação dos resultados da colocação.

Artes e Humanidades: que futuro?

Placing culture at the heart of development policy constitutes an essential investment in the world’s future and a pre-condition to successful globalization processes that take into account the principles of cultural diversity. It is UNESCO’s mission to remind all States of this major issue. “Culture and Development”, UNESCO Em Setembro

A evolução do número de bolseiros deriva da aceleração do processo de análise, mas também da evolução do limiar de elegibilidade de 9.484, 27 € de rendimento per capita anuais para 11.049,89 € (correspondente a 23 IAS). Esta foi a segunda vez consecutiva que o limiar de elegibilidade subiu, o que conduziu a um acréscimo de bolsas de estudo e de requerimentos.

O prazo para as candidaturas a bolsas de estudo terminou no dia 30 de setembro. No entanto, pode ainda candidatar-se:

– Se a inscrição ocorreu depois de 30 de setembro, nos 20 dias úteis seguintes;

– Nos 20 dias úteis que se seguirem à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

Semana do Caruncho

Já está aí, pelas ruas do Funchal, mais uma semana académica, desta vez realizada pela recém-empossada direção da Associação Académica. Dinâmica,

LER MAIS...

Fora destes prazos, pode ainda submeter a candidatura até 31 de maio de 2024, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, em função da data do requerimento.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Will Porada.

DESTAQUES