Procurar
Close this search box.

Há esclarecimentos sobre o início do ano letivo

O reitor da UMa divulgou informações sobre o funcionamento do novo ano letivo.

Quinta-feira, 15 de setembro, começam as aulas para os cursos de licenciatura e mestrado, de acordo com o calendário letivo para 2022-2023. O arranjo letivo para as aulas e avaliações, divulgado no verão, determina que o ano tenha começado a 1 de setembro, com a época de exames. Como foi noticiado pela ET AL., em 2023, a época especial de avaliações acontecerá em julho, ao contrário do que foi habitual durante muitos anos, quando ocorria em setembro.

O despacho do reitor destaca três exceções para o início das aulas no dia 15 de setembro. Primeiro, as aulas das unidades curriculares do 1.º ano das licenciaturas só terão início na segunda-feira seguinte, 19 de setembro. Essa indicação não estava prevista no calendário letivo que foi divulgado no verão e que determinava o início das aulas para o dia 15 de setembro, sem exceções assinaladas.

O segundo aspeto é sobre os caloiros, cuja matrícula acontecerá entre 12 e 16 de setembro. Estes deverão iniciar as aulas a partir do dia 19 de setembro. O despacho indica que os colocados no Concurso Nacional de Acesso “iniciarão as suas aulas de acordo com os prazos estipulados para a sua matrícula”.

Em terceiro lugar, para os cursos de mestrado, que se encontrem na 3.ª fase de candidaturas, o início da atividade letiva será indicado “oportunamente”.

Por fim, chega a informação dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, cuja atividade letiva começa no dia 26 de setembro.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Waldemar Brandt.

DESTAQUES