Inaugurada a 23 de junho de 2023, a exposição, feita a partir da coleção do escultor e pintor Francisco Simões, pretende homenagear o percurso de carreira do mesmo.
Neste espaço irá encontrar cerca de cinquenta obras distribuídas entre pintura, escultura, cerâmica, serigrafia, desenho e gravura dos mais variados autores. Para além de obras de Francisco Simões, podemos admirar também peças de outros grandes nomes do mundo das artes, tais como Maria Helena Vieira da Silva e do seu marido, Arpad Szenes, ambos mentores da grande artista madeirense Lurdes Castro. Encontramos ainda obras de Artur Bual, Jean Cocteau, João Hogan, João Vieira, Júlio Resende, Justino Alves, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Moita Macedo, Nadir Afonso, Rafael Canogar e ainda duas peças do mestre espanhol Pablo Picasso.
Luís Franco-Bastos atua na Madeira
Luís Franco-Bastos atua no dia 18 de novembro, no Centro de Congressos da Madeira. Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos na Fnac, na Worten, no Fórum Madeira ou remotamente.
Primeira exposição LGBTQ faz estreia na Ilha da Madeira
A busca de espaços inclusivos pela comunidade LGBTQ também ocorre no mundo das artes, onde, em Portugal, os tópicos da discriminação
Francisco Simões nasceu em Almada, em 1946. Mais tarde, após a conclusão do curso na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, exerceu funções como professor na Escola Secundária da Ribeira Brava e integrou a comissão diretiva do Museu da Quinta das Cruzes.
Em 1974, concluiu o curso de Escultura na então Academia de Música e Belas Artes da Madeira, tendo regressado ao continente pouco depois dos estudos.
Atualmente, reside no Funchal, desde 2019, lugar onde se instalou e onde criou o Centro de Artes Francisco Simões.
A exposição decorre até ao final deste mês de outubro, com entrada gratuita, e retrata, especialmente, o tema da Mulher.
Márcia Ramos
ET AL.
Com fotografia de Eric Rothermel.