O POETRY SLAM, na noite de sexta-feira, 19 de janeiro, será uma plataforma livre de partilha ou de fruição de poemas. Com entrada gratuita, pela rua dos Ferreiros, o Colégio dos Jesuítas do Funchal receberá o evento para os que apenas pretendem ouvir poesia ou, com mais coragem, para os que entendam partilhar alguns versos ou estrofes de autoria própria.
No Canadá, na Áustria ou na Alemanha, os eventos de POETRY SLAM são amplamente conhecidos. Katharina Bacher, voluntária da ACADÉMICA DA MADEIRA e oriunda da Áustria, explica que POETRY SLAM “é um evento, uma plataforma, um palco e uma comunidade”. A jovem defende que a iniciativa é aberta para para todos os “que desejam se apresentar e compartilhar o que desejam”. Para o público, é uma oportunidade de sentir um ambiente descontraído, proporcionado pelo recital de poesia.

Prix Goncourt 2025: Choix du Portugal
Relato da participação da Universidade da Madeira na cerimónia do «Prix Goncourt 2025: Choix du Portugal», destacando a experiência literária e académica vivida por um estudante finalista e pelos docentes envolvidos.

Ivo Furtado, professor de médicos e poeta de causas
O Colégio dos Jesuítas acolhe o lançamento de uma obra poética do médico Ivo Furtado, professor jubilado da Faculdade de Ciências
O POETRY SLAM, explica Katharina Bacher, tem uma longa história no mundo, existindo campeonatos mundiais, continentais e nacionais, até em Portugal. “Tenho a certeza de que existem ótimos escritores na ilha e que muitas pessoas escrevem poemas ou outros tipos de textos e os mantêm ocultos – isso é totalmente aceitável – mas quero capacitar as pessoas a compartilharem suas palavras, [o que] muitas vezes ajuda os outros, une as pessoas e até mesmo pode ajudar-te a libertar-te”, remata a voluntária europeia.
Os poetas competem em rodadas de performances de poesia, cada um com um tempo limitado (até 5 minutos), com um pequeno tempo de tolerância adicional. Durante suas apresentações, os poetas devem recitar material original criado por eles mesmos, sem o uso de adereços, fantasias ou música de apoio. Após cada performance, a audiência atribui notas de 1 a 5, que são somadas para determinar as pontuações. O POETRY SLAM promove um ambiente de respeito e de inclusão, encorajando uma atmosfera acolhedora para diversas vozes e estilos.

É possível um olhar poético sobre a inteligência artificial?
Em Emoção Artificial, Jorge Gomes Miranda explora, com poesia e reflexão crítica, a complexa relação entre humanos e máquinas, onde algoritmos questionam emoções e dilemas éticos numa busca pela essência do que nos torna humanos.

POETRY SLAM leva mais de cem espetadores para ouvir poesia no Colégio dos Jesuítas do Funchal
Katharina Bacher, voluntária da ACADÉMICA DA MADEIRA e oriunda da Áustria, propôs, em 2023, à organização de um POETRY SLAM no
O convite da ACADÉMICA DA MADEIRA é endereçado a todos os que pretendam viver uma noite diferente, acompanhada de poesia, vinho e chocolates madeirenses para a promoção da cultura e das artes.
Katharina Bacher integra o programa HERANÇA MADEIRENSE, pela organização parceria CUBIC, Cultur & Bildung im Context, sediada na Áustria, ao abrigo do programa Erasmus+ e no quadro do Corpo Europeu de Solidariedade.
Para os interessados em participar no evento, basta que a inscrição seja feita aqui. Para assistir, não é necessária qualquer inscrição. A entrada acontece a partir das 7:30 e o evento tem início às 8:00.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Laura Chouette.