Torneio de Padel acontece no final de janeiro

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza um Torneio de Padel na Quinta Magnólia. O primeiro torneio interuniversitário da modalidade, a ser realizado na Madeira, espera reunir dezenas de estudantes universitários. Com o CARTÃO ACADÉMICO há um desconto de 50% no valor da inscrição.

A ACADÉMICA DA MADEIRA organiza vários eventos que promovem o convívio dos estudantes e a sua prática desportiva. Como é já habitual, ao nível do desporto, são realizados ao longo do ano, vários torneios de futsal designados troféu do reitor, que têm muita adesão dos estudantes. Desta vez irá realizar se um torneio de outra modalidade, o padel. Este torneio irá realizar se já no final deste mês, nos dias 27 e 28 de janeiro.

A inscrição pode ser feita através de um formulário alojado no portal de inscrição e terá o valor de 22,50 euros, para estudantes, e de 26 euros para os restantes interessados, que inclui a participação nos jogos, duas sandes por cada dia de competição, água e seguro para atividade. Com o CARTÃO ACADÉMICO há um desconto de 50% no valor da inscrição.

O padel já chegou ao IT’S OKAY

O IT’S OKAY, um programa criado e produzido pela ACADÉMICA DA MADEIRA e dinamizado pelos estudantes da Universidade da Madeira, convidou Henrique Brazão, para o 27.º episódio da 2.ª temporada. Integrante da seleção nacional de uma modalidade em franco crescimento, o nosso convidado chega ao podcast para dar a conhecer

O torneio terá lugar nos jardins da Quinta Magnólia e a ACADÉMICA irá disponibilizar raquetes, bolas e uma camisola desportiva. Este torneio será dividido em dois níveis, o nível 4 (Principiante) e o nível 3 (iniciação). O modelo competitivo do torneio será através de dois grupos em cada categoria e posteriormente uma fase a eliminar.

Esta competição é destinada aos estudantes regularmente matriculados, no ato de inscrição, na Universidade da Madeira (UMa), na Escola Superior Enfermagem de São José de Cluny (ESESJC) e no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). Este torneio procura fomentar a competição saudável e o espírito desportivo, estimular princípios como a integração, o desportivismo, a socialização e o respeito.

Diogo Afonso Câmara, da organização, destacou o apoio da Associação de Padel da Madeira, do Município do Funchal, da Federação Académica do Desporto Universitário, da Associação da Madeira de Desporto para Todos, da Empresa de Cervejas da Madeira e da Coca-Cola Europacific Partners. Segundo o organizador, “através destes apoios, o torneio interuniversitário também conseguiu atingir o seu objetivo de colocar dezenas de estudantes a praticar desporto fora do quadro letivo”.

Em 2022, foi publicado, no International Journal of Environmental Research and Public Health, um artigo científico de revisão de literatura de investigadores espanhóis sobre os estudos do impacto do padel nos seus praticantes, treinados ou amadores. Apesar dos poucos dados ainda recolhidos, estabeleceu-se uma relação entre a prática desta modalidade e uma melhor condição física e condição corporal do indivíduo, de que destacamos o melhoramento da função cardiorrespiratória e da produção de um biomarcador associado à saúde cerebral.

Carolina Silva
ET AL.
Com fotografia de Oliver Sjöström.

DESTAQUES